TVJ1.com.br

Educação



PUBLICIDADE

{}

MPF no Ceará pede investigação sobre possível fraude do Enem

25 de abril de 2018 às 10:26

undefined

 

Fortaleza e Brejo Santo estão entre as 12 cidades com maiores indícios de fraudes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. O levantamento foi feito a partir de estatística divulgada na última segunda-feira, 23, pelo jornal Folha de São Paulo. Na manhã de ontem, o Ministério Público Federal (MPF) no Ceará requisitou ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que sejam instaurados procedimentos administrativos para apurar os casos. Segundo a Folha, em todo o Brasil, 1.225 provas do Enem têm alta probabilidade de fraude. Elas têm respostas tão semelhantes que, estatisticamente, é quase impossível não ter havido cola. A Folha analisou 3 milhões das maiores notas das edições de 2011 a 2016. 

Conforme o procurador Oscar Costa Filho, autor da requisição, foi estabelecido o prazo de 15 dias para que o Inep informe as providências adotadas. “Os resultados das estatísticas falam por si mesmos. Isso mostra que a extensão da fraude é maior do que o que eles alegavam. Há indícios veementes”, afirma. 

Para Mateus Prado, graduado em Administração Pública e especialista em Enem, a análise feita pela Folha é concreta e deve ser levada a sério. Ainda assim, ele acredita que o sistema Enem reforça a segurança da prova em relação aos vestibulares formais. Para ele, o Ministério Público deve seguir com as cobranças e investigações. E, no âmbito institucional, a solução passa por maior rigor na preparação dos aplicadores. 

Em nota, o Inep disse que se pronunciará quando for notificado da requisição do MPF.


O POVO