TVJ1.com.br

Educação



PUBLICIDADE

{}

Mais de cem internos do sistema prisional se qualificam no ProJovem Urbano Prisional

22 de agosto de 2017 às 08:47

undefined

 

Unindo educação e trabalho para a construção de novos horizontes, o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem Urbano) Prisional alcançou, em sua segunda edição no Ceará, 85 internas do Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa (IPF) e 70 internos da Penitenciária Industrial Regional do Cariri (PIRC). No último dia 18, os alunos da PIRC participaram do encerramento da formação, e a turma do IPF encerra o período letivo nesta terça (22), em solenidade que contará com a presença dos familiares. O público-alvo são jovens de 18 a 29 anos de idade, que saibam ler e escrever e que não tenham concluído o Ensino Fundamental.

O programa é uma parceria entre o Governo Federal, a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado e a Coordenadoria Estadual Especial de Juventude e visa à conclusão do Ensino Fundamental aliada à qualificação profissional. Nessa edição, que foi a primeira a chegar ao interior do Estado, as turmas receberam formação básica em Turismo e Hospitalidade, com aulas práticas das atividades de cumim (auxiliar de garçom), recepcionista de hotel, organizador de eventos e guia de turismo local.

O objetivo, além de fornecer educação de qualidade e alavancar os índices de escolaridade, é aliar o potencial dos internos ao potencial turístico da região, como ressalta o assessor educacional da Sejus, Rodrigo Moraes. “Acreditamos que programas como esse possibilitam a inclusão social da juventude encarcerada, resgatando o protagonismo juvenil e instigando os jovens a ter uma participação ativa na sociedade”, destaca.

Ao todo, o ProJovem Urbano Prisional já matriculou 486 internos no sistema prisional cearense, oferecendo oportunidade de mudança de vida através dos estudos e da formação profissional.