TVJ1.com.br

Educação



PUBLICIDADE

{}

IFCE oferta cursos de extensão em Música em Tabuleiro do Norte

13 de outubro de 2017 às 15:10

undefined

 

O Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Tabuleiro do Norte, abre, nesta segunda-feira (16), as inscrições para os cursos de extensão em Instrumentos Musicais, modalidades violão e trompete, nível básico. São 20 vagas para cada modalidade. As inscrições são on-line por meio do site ifce.edu.br/tabuleirodonorte. As aulas começam no dia 14 de novembro. O curso ocorre de terça a sexta, de 13 às 17h, e tem duração de dois meses.

Do total de vagas disponibilizadas para cada modalidade, 15 são destinadas à comunidade externa, três vagas para alunos de qualquer modalidade matriculados no campus Tabuleiro do Norte e duas vagas para servidores e terceirizados da unidade. Conforme o Edital nº05/2017 da Coordenação de Pesquisa e Extensão, a seleção de alunos ocorrerá por meio de teste de aptidão, que será aplicado entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro. Para o teste, será exigida a execução de uma música, de livre escolha do candidato inscrito. O candidato também será avaliado pela percepção musical rítmica e melódica e por entrevista. O resultado final da seleção será divulgado no dia 7 de novembro.

Os candidatos interessados em qualquer uma das modalidades devem dispor de instrumento próprio para as aulas práticas. O programa dos cursos prevê as disciplinas de Teoria Musical Básica, Laboratório de Performance e Prática Instrumental Coletiva. O curso na modalidade violão será ministrado pelo professor Jacó Silva Freire e na modalidade trompete pelo professor Paulo Batista de Lima.

Segundo Ícaro Dias, coordenador de Pesquisa e Extensão do campus Tabuleiro do Norte, a oferta de cursos na área de música busca qualificar os talentos da região, garantindo a todos os interessados, ao final da formação, um certificado de extensão. “O campus está atendendo uma vertente de oferecer cursos em novas áreas, enxergando um potencial que a região tem. O Vale do Jaguaribe tem uma tradição em bandas de música. A cidade de Tabuleiro do Norte tem profissionais que são reconhecidos”, argumenta.

Marcelo Andrade