TVJ1.com.br

Educação



PUBLICIDADE

{}

IFCE de Limoeiro do Norte ofertará novos cursos

Segundo o diretor do campus, a previsão de início dos cursos é para 2018.

05 de novembro de 2016 às 15:11 - Atualizado em 05/11/2016 10:35

undefined

Fachada do IFCE campus Limoeiro do Norte (Foto: Beijamim de Assis/TVJ1)

Aconteceu, recentemente, a aprovação através de Audiência Pública dos novos cursos que virão a somar com os atuais cursos ofertados pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus Limoeiro do Norte. A TVJ1 fez uma entrevista exclusiva com José Façanha Gadelha, diretor desta unidade, segundo o qual os novos cursos serão submetidos ao Conselho Superior (CONSUP) para em seguida serem oferecidos a sociedade.

Os cursos a serem implantados são o Técnico em Eletrotécnica (integrado subsequente), Técnico em Agropecuária (integrado subsequente), Licenciatura em Música (superior) e Técnico em Treinamento de Cão Guia, curso inédito na região. Nos cursos integrados, os alunos ficam o dia todo na escola. Por já terem sido aprovados em Audiência Pública, serão feitas as matrizes dos cursos que serão apresentadas ao Conselho Superior, até o ano de 2018.

A escolha dos novos cursos foi baseada na carência nas referidas áreas, como por exemplo, o curso de Licenciatura em Música, pouco ofertado nas cidades do interior nordestino. Sobre o Curso de Nível Técnico em Treinamento de Cão Guia, o mesmo é de rara oferta no Nordeste, tendo sido a população do Vale do Jaguaribe agora contemplada. A infraestrutura está pronta, e são aguardados os equipamentos e os professores, sendo que atualmente alguns dos professores encontram-se em treinamento. O Instituto Federal está submetido a oferecer cursos integrados juntamente com suas demais demandas.

O ingresso nos cursos Técnico em Eletrotécnica e Técnico em Agropecuária será feito a partir da análise das notas dos candidatos durante os três últimos anos do ensino fundamental, por meio do histórico escolar. O acesso ao curso de Licenciatura em Música será através do ENEM. A forma de acesso ao curso Técnico em Treinamento de Cão Guia será definida futuramente. 

 

Entrevista na íntegra abaixo: