TVJ1.com.br

Educação



PUBLICIDADE

{}

Educaçāo: Governo do Ceará inaugura nova sede de escola em Potiretama

Durante a solenidade, o governador citou a sanção da lei do programa AVANCE - Bolsa Universitário, que oferece bolsa de um salário mínimo durante o primeiro semestre letivo para alunos da escola pública que ingressam no Ensino Superior

18 de agosto de 2017 às 07:36

undefined

 

A juventude de Potiretama, na região do Jaguaribe, passa a usufruir de estrutura de ensino público moderna, com mais oportunidades e estímulos para concluir o período escolar. Na noite desta quinta-feira (17), o Governo do Ceará inaugurou a nova sede da Escola de Ensino Médio Antônio Reginaldo Magalhães de Almeida, depois de 22 anos da unidade funcionando em prédios cedidos. O governador Camilo Santana visitou as instalações da EEM e conduziu a solenidade de entrega da obra no município.

undefined



Com investimento total de R$ 4,8 milhões provenientes dos governos estadual e federal para construir e equipar o espaço, o equipamento dispõe de biblioteca, laboratórios de Informática e de Ciências (Química, Biologia, Física e Matemática), seis salas de aula, sala para o grêmio estudantil e quadra poliesportiva. A obra teve acompanhamento realizado pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), por meio do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE). O terreno para construção foi doado pela Prefeitura de Potiretama.

Camilo Santana reforçou o compromisso do Estado com ações, através da Secretaria da Educação, focadas em levar mais qualidade de ensino aos estudantes de escola pública no Ceará, como também contribuir para o crescimento a cada ano do bom desempenho dos alunos no Ensino Médio. Tudo através de uma estrutura "de primeira linha" para os estudantes.

"Toda a quinta-feira no Ceará é dia de entregar alguma obra na Educação. E hoje estamos aqui nesta cidade para entregar esse belo equipamento, que custou quase R$ 5 milhões. Nós podemos nos orgulhar de dizer que essa escola não deixa nada a dever a nenhuma escola particular. Isso porque temos a compreensão de que o estudante de escola pública precisa receber o melhor, para ter mais oportunidades e ter a garantia de uma educação de qualidade", enfatizou.

Durante a solenidade, o governador citou a sanção da lei do programa AVANCE - Bolsa Universitário, que oferece bolsa de um salário mínimo durante o primeiro semestre letivo para alunos da escola pública que ingressam no Ensino Superior. Nesta fase inicial, mil alunos matriculados em universidades serão contemplados.

O governador esteve acompanhado do secretário da Fazenda, Mauro Filho, do deputado estadual Leonardo Pinheiro, do prefeito de Potiretama, José Eudes, dentre lideranças políticas da região.

Melhor ensino e aprendizagem

A construção da nova unidade beneficiará a comunidade escolar da cidade na região do Jaguaribe com a capacidade de atender até 540 estudantes, nos turnos de manhã e tarde. Para alunos e educadores da EEM Antônio Reginaldo Magalhães de Almeida, o prédio entregue pelo Governo do Ceará representa um salto de qualidade de trabalho dos professores e mais efetividade no aprendizado pelos alunos.

undefined



A estudante Richelle Soares, 16, cursa o 2º ano e entra com ânimo nos novos laboratórios de Ciências para aprender mais sobre as matérias com aulas práticas. "A gente se sente mais convidado a gostar de Química, Física, Matemática, Biologia", disse. Além das aulas, Richelle relata que ela e seus colegas de sala passam mais tempo na escola, usufruindo de atividades físicas na quadra poliesportiva e também no laboratório de informática para realizar pesquisas e trabalhos.

undefined



Professor de química, Edson Alves, 25, tem a atenção e interesse dos alunos todas as aulas. Muito disso, destaca ele, por conta das tão esperadas aulas em laboratório. "Os alunos estavam ansiosos para usufruir da nova estrutura. E sem dúvidas o novo prédio da escola entregue nos traz mais possibilidades de planejamento didático, além de garantir ferramentas importantes para o ensino e aprendizagem", explicou.

Trabalhos especiais

A EEM desenvolve em Potiretama o projeto Professor Diretor de Turma, que tem os objetivos de evitar a evasão escolar e contribuir para a formação do aluno enquanto cidadã. Além disso, a escola conta com a Monitoria de Língua Portuguesa e Matemática, para fortalecer os conteúdos das disciplinas, com o intuito de melhorar a aprendizagem dos estudantes.

A unidade inaugurada faz parte da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 11, sediada em Jaguaribe. A rede estadual na região conta 14 escolas.