TVJ1.com.br

Educação



PUBLICIDADE

{}

Conexão de internet deve chegar a mais 204 escolas no Ceará

21 de janeiro de 2020 às 10:49

undefined

 

A Internet se tornou parte do cotidiano de tal forma que a comunicação em rede é utilizada para a resolução de diversos processos. No ambiente escolar, essa influência não poderia ser ignorada. Para garantir o acesso à internet dos estabelecimentos públicos de ensino, o Ministério da Educação (MEC) anunciou a destinação de recursos a escolas municipais e estaduais cearenses. Para este ano, haverá uma expansão que poderá atender a 204 escolas, segundo a Secretaria Estadual da Educação (Seduc). Já o MEC informou que ainda avalia a quantidade de unidades contempladas no novo pacote.

Segundo a plataforma do programa Educação Conectada, do Governo Federal, 492 escolas cearenses já recebem recursos do programa Dinheiro Direto na Escola, que é administrado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Do total, 123 unidades são de administração estadual e outras 369 de gestão municipal. Os valores são repassados diretamente às instituições. Após aprovação do Fundo, as selecionadas devem elaborar um Plano de Aplicação Financeira, que reúne informações sobre o destino da verba.

Um levantamento da plataforma QEdu (portal que disponibiliza dados da educação básica brasileira), com informações do Censo Escolar, mostra que 70% das 5.363 escolas municipais de Educação Básica do Ceará - ou seja, 3.757 - têm acesso à internet.

Do total, 2.342 escolas - 44% - possuem a conexão por meio de banda larga. Os dados de infraestrutura são informados ao Censo pelas próprias redes de ensino. A localização das unidades permite visualizar uma discrepância na distribuição da tecnologia no Estado: 82% das escolas urbanas têm acesso à web, enquanto somente 58% das escolas municipais rurais possuem a mesmo serviço. O MEC não forneceu detalhes sobre o atendimento na zona rural cearense.

A medida de incentivo, conforme a Pasta federal, é "mais um passo importante para permitir pesquisas rápidas e acesso a conteúdos pedagógicos mais diversificados além dos já aplicados em sala de aula pelos professores". Com o recurso extra, garante o MEC, será possível contratar serviços de conexão; implantar infraestrutura para distribuição do sinal, e adquirir ou contratar dispositivos eletrônicos, como roteador e nobreak.