TVJ1.com.br

Educação



PUBLICIDADE

{}

Ceará atinge 38% de escolas de Ensino Médio com tempo integral

14 de fevereiro de 2020 às 08:07 - Atualizado em 14/02/2020 08:05

undefined

 

Ao implantar mais 25 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTIs), o Ceará chega a 38% das unidades públicas com jornada prolongada. No total, há 277 colégios do tipo, sendo 155 EEMTIs e 122 de Educação Profissional (Eeep). A rede estadual de ensino conta com 728 equipamentos. Nessa quinta-feira, 13, o governador Camilo Santana e a vice-governadora Izolda Cela apresentaram o avanço no Palácio da Abolição, em Fortaleza.

As novas escolas iniciam com a matrícula de 3.589 alunos no 1º ano do Ensino Médio. Com esses moldes, quem está matriculado nos 2º e 3º anos segue sem utilizar o tempo complementar. A expectativa é de que o atendimento seja ampliado gradualmente ao longo dos próximos anos. Em 2020, serão 71 municípios com EEMTIS, beneficiando mais de 41 mil alunos. Em Fortaleza, aderiram ao sistema 49 unidades.

Nesse sistema de tempo integral, o currículo dos estudantes será composto de 30 horas semanais com disciplinas da base comum e mais 15 horas na parte flexível, em que o aluno terá oportunidade de escolher dez disciplinas. Cada escola oferece uma jornada de nove horas, com três refeições diárias.

A oferta de componentes eletivos foi estruturada levando em consideração as áreas de conhecimento previstas na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), com o objetivo de possibilitar aos alunos a estruturação do seu itinerário formativo e reflexão sobre a trajetória acadêmica.

Depois de conhecer produtos feitos por estudantes em disciplinas eletivas, Camilo Santana reafirmou compromisso de continuar expandindo o Tempo Integral nas escolas. "É uma experiência importante na vida desses jovens. Para ampliar o aprendizado e fazer com que o aluno tenha oportunidades para o futuro", comentou.

Municípios mais populosos e escolas em áreas consideradas vulneráveis foram os critérios utilizados para a escolha das 25 unidades que, a partir deste ano, ofertam Ensino em Tempo Integral. 20 dessas oferecem a modalidade de estudos pela primeira vez.