TVJ1.com.br

Nacionais



PUBLICIDADE

{}

Mais da metade dos homens não conhece os sintomas do Trato Urinário Inferior

Muitos pacientes pensam que esse tipo de sintoma está relacionado somente ao envelhecimento.

11 de novembro de 2015 às 08:37

Foto em tons de cinza do rosto de um homem com realce na cor azul do olho

Mais comuns do que parecem, os sintomas do trato inferior masculino, mais conhecidos como LUTS (LowerUrinaryTractSymptoms, na sigla em inglês), são ignorados por cerca de 56% dos homens - com idade entre 40 e 55 anos - entrevistados por um levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

A pesquisa inédita teve a participação de duas mil pessoas e foi realizada nas cidades de Goiânia, Porto Alegre, Recife, São Paulo e Rio de Janeiro. Do grupo participante, 55% dos entrevistados já foram ao urologista (quatro a cada dez deles vão, pelo menos, uma vez ao ano) e 71% deles já tiveram problemas ao urinar. No entanto, apesar dos índices, cerca de 60% do público ouvido disse não saber que incômodos desse tipo podem ser comuns em homens a partir dos 40 anos de idade.

Sintomas prejudicam atividades diárias

65% dos homens entrevistados relatou que sintomas como o aumento da frequência urinária, que implica na necessidade de acordar várias vezes no meio da noite para ir ao banheiro, em jatos fracos de urina e na sensação de que a bexiga não ficou completamente vazia mesmo após o xixi, costumam prejudicar bastante a realização de suas atividades diárias.

De acordo com o Dr. Carlos Sacomani, urologista e diretor de comunicação da SBU, é muito comum que os pacientes tenham dificuldade em relatar sintomas do trato urinário inferior, pois muitos deles pensam que esse tipo de sintoma estárelacionado somente ao envelhecimento.

“O aumento da próstata e as alterações da bexiga urinária também podem ser responsáveis pelo surgimento de sintomas urinários com a idade. O interessante desta pesquisa é que muitos desconhecem a existência dessas alterações. É preciso informar o público em geral sobre os tratamentos existentes”, analisa.

Campanha de conscientização

Em parceria com a empresa Astellas Farma, a SBU deu início a uma campanha de conscientização sobre os problemas do trato urinário inferior para o público leigo. Por isso, irá distribuir aos urologistas de todo o Brasil materiais de consultório para que seus pacientes conheçam mais sobre os LUTS, além de um questionário para que eles apontem possíveis sintomas relacionados à bexiga ou à próstata.

Diário do Nordeste