TVJ1.com.br

Nacionais



PUBLICIDADE

{}

Depois de abandonar carne, jovem perde 38 kg e faz curso de nutrição

Rafael M. dos Reis ganhou peso após a morte do pai, quando tinha 15 anos.Com 15 anos, ele chegou a quase 100 kg; hoje, pesa 62 kg.

25 de outubro de 2015 às 10:59

Montagem com duas fotos de Rafael Muniz, mostrando antes e depois

Rafael chegou a pesar 99,7 kg (esq.); hoje, tem 62 kg: ele deixou de comer carne quando tinha 16 anos (Foto: Rafael Muniz dos Reis/Arquivo Pessoal)

Quando Rafael Muniz dos Reis tinha 15 anos, passou por uma situação difícil: a morte do pai. Nessa época, começou a buscar conforto na comida e ganhou bastante peso. Com 16 anos, chegou a quase 100 kg, atingindo o primeiro estágio da obesidade. “Comecei a comer muito mais do que comia antes, muita besteira como salgado, suco industrializado, macarrão instantâneo.”

Apesar de sentir as consequências do excesso de peso – vivia doente, com dores nos joelhos e com pouca disposição – o que o fez decidir-se por mudar completamente a alimentação não foi a preocupação com a saúde nem a vaidade, mas o desejo de proteger os animais. Rafael tornou-se vegetariano e, tempos depois, adotou o veganismo.

Vegetarianismo

Hoje com 20 anos, Rafael conta que sempre foi apegado aos animais, mas nunca tinha pensado em abrir mão da carne até que descobriu o vegetarianismo por meio de um conhecido. O ponto de virada ocorreu no dia de seu aniversário de 16 anos, quando foi convidado para almoçar com os funcionários da empresa onde trabalhava como aprendiz.

“Na hora de me servir, não coloquei nada de origem animal. Disse brincando que iria me tornar vegetariano. Foi uma brincadeira, mas comecei realmente a colocar isso em prática. Comecei a pesquisar mais, tive algumas recaídas, mas um mês depois, tinha parado de comer carne”, diz o jovem de Fortaleza-CE.

O problema, no começo, é que ele não era fã de verduras, legumes e frutas, por isso sentiu falta dos nutrientes da carne. “No início, senti fraqueza porque minha alimentação estava totalmente fora do padrão.” Depois, começou a diversificar o cardápio, se forçar a comer vegetais e finalmente decidiu fazer faculdade de Nutrição justamente para entender melhor sua própria alimentação.

Veganismo

Tempos depois de abandonar a carne, Rafael decidiu abdicar também de outros produtos de origem animal, como leite e ovos. “Encontrei o veganismo e disse para mim mesmo que não queria causar sofrimento para os animais porque eu não gostaria que fizessem isso comigo.”

Ainda que seu foco não fosse a perda de peso, a mudança teve como consequência seu emagrecimento. Depois que ajudou a dieta para incluir uma variedade maior de vegetais, também começou a sentir melhoras na saúde. “Meu peso começou a diminuir, minha saúde deu uma alavancada e minha autoestima foi crescendo.”

A família, que no início brincava que ele não conseguiria manter a nova dieta nem por um mês, passou a levar a decisão a sério e hoje até gosta das receitas veganas que ele prepara. “Minha mãe não iria fazer pratos diferentes, então comecei a me virar, buscar receitas na internet e adaptar receitas de pães, bolos, tortas.”

Montagem de duas fotos com refeições sem alimentos de origem animal

O estudante de nutrição tirou do cardápio todos os alimentos de origem animal, incluindo ovos e leite (Foto: Rafael Muniz dos Reis/Arquivo Pessoal)

Estudar nutrição o ajudou a adotar uma dieta balanceada, que inclui frutas, castanhas, arroz, feijão, massas, salada, grãos, granola, sopa, além de alternativas ao leite de vaca, como leite de soja ou de amêndoas.

Rafael, que hoje está no último ano da faculdade, pratica corrida, caminhada, ciclismo e trilhas. Mais recentemente também começou a praticar ioga e meditação. Se, aos 16 anos, chegou a pesar 99,7 kg, hoje tem 62 kg. Além do corpo mais esguio, sente-se mais saudável e com mais disposição.