TVJ1.com.br

Nacionais



PUBLICIDADE

{}

Enem começa neste sábado; 963 mil candidatos não viram local de prova

Portões fecham às 13h (horário de Brasília); prova tem 4h30 de duração. Neste sábado, serão 90 questões de ciências humanas e da natureza.

24 de outubro de 2015 às 11:23

Alunos entrando em prédio

A edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa neste sábado (24), mas até 963.979 candidatos ainda não sabem onde farão as provas. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), até as 20h desta sexta-feira (23), 12,4% dos 7.746.057 de candidatos inscritos ainda não haviam acessado o sistema para ver o cartão de confirmação das provas.

Os candidatos devem acessar o endereço enem.inep.gov.br/participante e informar o número do CPF e senha para visualizar os dados. Caso você não lembre sua senha, é possível recuperar o acesso ao site usando seu CPF, sua data de nascimento e o endereço de e-mail ou telefone celular indicado no formulário de inscrição. Para isso, é preciso acessar o endereço enem.inep.gov.br/recuperar-senha.html.

Provas do sábado

No primeiro dia do Enem, os candidatos terão que responder a 90 questões de múltipla escolha. Dessas, 45 são da prova de ciências humanas, e 45 são da prova de ciências da natureza. Os portões abrem às 12h fecham às 13h no horário de Brasília (veja abaixo os horários locais de fechamento dos portões em cada estado), e as provas terão início às 13h30. A duração da prova deste sábado é de quatro horas e meia.

Os candidatos só poderão fazer a prova usando caneta transparente na cor preta, e precisam de um documento oficial com foto.

Segurança e uso do celular

Neste ano, para garantir que nenhum malote seja aberto antes da hora e permita algum tipo de vazamento, como o que aconteceu com a prova de redação na edição de 2014, o MEC mudou o horário de início das provas.

No Ceará, o fechamento dos portões acontecerá às 12h00min horário local.

Com informações de G1