TVJ1.com.br

Esporte



PUBLICIDADE

{}

River Plate faz 3 no Tigres e conquista o tricampeonato da Libertadores

06 de agosto de 2015 às 07:57

Os jogadores de futebol Barovero e Cavenaghi beijando a taça

Barovero e Cavenaghi levantam a taça: o River é tricampeão (Foto: Getty Images)

A espera acabou. As más lembranças se foram. A humilhação passou. O River Plate, após 19 anos, volta a reinar na América do Sul. Na noite desta quarta-feira, a equipe argentina derrotou o Tigres pelo placar de 3 a 0, diante de mais de 60 mil pessoas no Estádio Monumental de Nuñez, e conquistou pela terceira vez na história a Copa Libertadores da América.

Poucos acreditavam neste River Plate de Marcelo Gallardo, agora tricampeão da América (1986 e 1996). Não pelo retrospecto recente, já que o clube desembarcou nesta Libertadores como o campeão da Sul-Americana de 2014. Entretanto, a primeira fase foi, no mínimo, traumatizante para o tradicional time de Buenos Aires.

O River Plate só se sagrou campeão graças ao próprio Tigres. Na rodada final da fase de grupos, os mexicanos, com uma formação reserva, venceram o Juan Aurich por 5 a 4, no Peru, e permitiram aos argentinos passarem de fase com uma vitória sobre o modesto San José de Oruro, da Bolívia.

Nas oitavas de final, um ‘presente'. Adrián Napolitano, torcedor do Boca Juniors, atacou a equipe do River Plate com uma bomba de gás de pimenta e causou o maior acontecimento (negativo) desta Libertadores. O castigo imposto pela Conmebol tirou o arquirrival da competição e abriu caminho para o terceiro título.

A partir de então, o River embalou. Organizados e frios, reflexo do técnico Marcelo Gallardo, os Millonarios passaram por Cruzeiro, a surpresa Guaraní-PAR - algoz de Corinthians e Racing - e, nesta quarta, Tigres. Alario, Carlos Sánchez e Funes Mori marcaram e garantiram o tri.

A taça carimba de forma gloriosa a vaga no Mundial de Clubes. O River Plate será o representante da Conmebol no torneio que será realizado em dezembro, no Japão. Até o momento, América-MEX (Concacaf), Auckland City (OFC) e o todo-poderoso Barcelona (Uefa) estão garantidos no torneio.

O River Plate começou a partida com time diferente daquele que arrancou empate por 0 a 0 na partida de ida, no EstadioUniversitario, na região metropolitana de Monterrey. Os desfalques do lateral-direito Mercado, de Tabaré Viudez e do atacante Rodrigo Mora, os dois últimos sentiram problemas físicos, fizeram o time da casa sofrer ofensivamente.

Sob canto constante em volume ensurdecedor da torcida mandante nas arquibancadas, a primeira etapa começou com a intensidade que se espera de uma decisão de Libertadores. Logo aos quatro minutos, Ponzio e Javier Aquino dividiram rispidamente no meio-campo e o mexicano ficou caído, suscitando protestos tímidos de ambos os times, contidos sem demora pelo árbitro.

Assim como aconteceu na ida, a equipe da casa dominou a posse de bola no início, mas não conseguia criar chances agudas. Aos 8min, para impedir saída rápida do Tigres, Lucas Alario deu entrada forte em Javier Aquino e recebeu o primeiro cartão amarelo da partida.

A primeira grande oportunidade de gol saiu aos 14min, quando Funes Mori errou na saída de bola e perdeu para Rafael Sobis, que invadiu a área e cruzou para Gignac, mas o francês, de frente para o gol, não conseguiu dominar e perdeu chance clara de abrir o placar.

Os donos da casa responderam com boa ocasião ofensiva somente aos 38 minutos, quando o zagueiro Funes Mori carregou a bola até o meio-campo e deu belo passe em profundidade para Cavenaghi, que saiu livre cara a cara com Guzmán, mas parou em boa saída do goleiro adversário.

Homens com bandeiras abraçando-se e comemorando.

Foto: Getty Images

Pouco antes do intervalo e já sob forte chuva, o Monumental de Núñez pôde, enfim, explodir em alegria. Aos 44min, após bela jogada de Vangioni pela esquerda, com direito a caneta no marcador, Lucas Alario recebeu bom cruzamento no primeiro pau e se antecipou à defesa para desviar de cabeça para o fundo do gol. Foi o segundo gol do atacante, que chegou já na fase semifinal, nesta reta final de Libertadores.

Apesar da chuva, o início do segundo tempo foi corrido. Diante da desvantagem no placar, o Tigres passou a tocar mais a bola e buscar escapadas rápidas pelas laterais para pressionar o River, que por sua vez resistia através de boas intervenções da defesa.

Ainda que tenha voltado melhor à segunda etapa, o Tigres só finalizou aos 15min, quando Guido Pizarro bateu rasteiro de longe, mas mandou no meio do gol e Barovero defendeu com facilidade.

A situação dos visitantes ficou muito mais complicada aos 27min, quando, após erro na saída de bola, Javier Aquino chegou por trás e derrubou Carlos Sánchez, cometendo pênalti. O próprio meio-campista uruguaio foi para a cobrança e, com categoria, deslocou o goleiro Nahuel Guzmán para fazer 2 a 0.

A abalada equipe mexicana mal teve tempo de se recuperar do segundo golpe e após cobrança de escanteio de Pisculichi pela direita, o zagueiro Funes Mori cabeceou para o fundo do gol para praticamente sacramentar o título.

ESPN


ESPN