Mais Esportes Nelsinho Piquet é primeiro campeão mundial de categoria de carros elétricos

Nelsinho Piquet é primeiro campeão mundial de categoria de carros elétricos

Reuters

LONDRES (Reuters) - O brasileiro Nelsinho Piquet se tornou neste domingo o primeiro campeão da Fórmula E, após a competição de carros elétricos ter encerrado sua temporada de estreia com uma corrida que teve mais barulho vindo da torcida do que dos carros.

Nelsinho, filho do campeão de fórmula 1 Nelson Piquet, terminou a última prova, disputada no Battersea Park, em Londres, na sétima colocação, ficando um ponto à frente do suíço Sabastian Buemi na classificação final.

O vencedor da última corrida da temporada foi o britânico Sam Bird, ex-piloto de teste da Mercedes na Fórmula 1, pela escuderia Virgin Racing, depois de o francês Stephane Sarrazin terminar na frente mas ser relegado à 15o colocação por excesso de uso de energia.

Três pilotos, todos ex-competidores de Fórmula 1, entraram na corrida em um domingo molhado para disputar o título antes de Nelsinho Piquet, da Team China Racing, levar a melhor. 

“Eu só soube que venci o campeonato quando o comentarista foi ao rádio e falou ‘podemos entrevistar o campeão?’”, disse Nelsinho. “A equipe não me falou.”

Nelsinho, ajudado por seu companheiro de equipe, o britânico Oliver Turvey, que o deixou passar à frente, correu na Fórmula 1 pela Renault, entre 2008 e 2009.

À época, ele se envolveu em um grande escândalo após revelar para a FIA havia deliberadamente jogado seu carro contra a parede no Grande Prêmio de Cingapura de 2008 para ajudar seu companheiro de equipe Fernando Alonso a vencer. Depois disso, ele correu pela Nascar e em rallys.  

“Não sei do que vocês estão falando, isso já passou há muito tempo”, disse Nelsinho ao ser relembrado do incidente durante entrevista após a corrida.

None

FORTE MENSAGEM

A corrida foi disputada nas ruas de um parque às margens do rio Tâmisa, ao mesmo tempo em que moradores caminhavam com seus cachorros e faziam piqueniques sem serem perturbados pelo barulho dos carros.

Os carros emitiam um som menos intrusivo do que o rumor dos aviões passando acima.

“Estar em um parque de Londres passa uma forte mensagem”, disse o piloto belga Jerome D’Ambrosio, o segundo colocado na corrida deste domingo, ao falar sobre a série de provas que começou em Pequim em setembro e incluiu corridas em Mônaco, Miami e Moscou.

“Em dois dias, ninguém vai conseguir perceber que a Fórmula E esteve aqui. E isso é ótimo. Acho que a categoria vai somente crescer cada vez mais.”

(Por Alan Baldwin)

Últimas