Esportes

Após polêmica com vaias, torcida nas arenas é orientada a 'respeitar' atletas

Redação Folha Vitória

Rio -

Após a polêmica com o comportamento da torcida brasileira, que vaiou diversos adversários em competições na Olimpíada do Rio de Janeiro, o público agora é orientado a ter "respeito" com todos os atletas por meio de uma mensagem emitida nas arenas antes das competições.

O áudio foi transmitido pela primeira vez no ginásio do Maracanãzinho nesta quinta-feira, minutos antes da partida entre Brasil e Estados Unidos no vôlei masculino. A mensagem antecede a entrada em quadra dos atletas.

"Atletas do mundo todo treinaram todas suas vidas para este momento olímpico. Devemos ter respeito e torcer por todos, porque eles merecem", diz um trecho da mensagem, lida em inglês e também em português.

Apesar do puxão de orelhas, a torcida fez uma sonora vaia para os atletas norte-americanos, quando entraram em quadra. Além da mensagem, também o locutor oficial da partida reforçou o pedido de "aplausos" aos jogadores americanos - pedido ignorado pela torcida, que seguiu vaiando os atletas.

Na quarta-feira, na competição de vôlei feminino entre Brasil e Japão, um grupo de torcedores do último anel do ginásio puxou um coro de protesto contra o presidente interino Michel Temer. O coro, entretanto, foi sufocado por vaias e pelo sistema de som da arena.

Após a partida, o técnico brasileiro, José Roberto Guimarães, disse não ter ouvido os protestos mas lamentou a atitude da torcida. "Manifestação política faz lá fora, aqui dentro não", disse o técnico. "Tem tanto lugar para se fazer, não precisa ser nas áreas esportivas", completou.

Pontos moeda