Esportes

Mesmo sem pódio, brasileiros saem satisfeitos com desempenho na natação

Redação Folha Vitória

Rio -

Dois brasileiros tiveram a chance de ganhar a medalha nos 100 metros peito nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, neste domingo, e por pouco não subiram ao pódio. João Gomes Júnior e Felipe França ficaram na quinta e sétima posição, respectivamente, na prova que teve o ouro para o britânico Adam Peaty, que ainda por cima bateu novamente o recorde mundial na distância.

Para João, o resultado não pode ser considerado como derrota. "É muito gratificante. Saio dessa piscina com sensação de dever cumprido, pois lutei até o final. Saí com a faca nos dentes. Só tenho de agradecer. É minha primeira Olimpíada e termino com um quinto lugar", disse o atleta.

Ele chegou a ficar suspenso por doping e temeu não chegar em forma aos Jogos. "Só Deus sabe o que passei. Mas em nenhum momento deixei de pensar na medalha. Agora tenho de ver o vídeo para ver em que momento a medalha escapou e saio com a sensação de dever cumprido", contou.

Já Felipe França adotou uma estratégia diferente, pensando em se poupar para os últimos metros. "Passei um pouco fraco, atrás, e é bem difícil de buscar. Melhorei na volta, mas não deu. De qualquer forma saio satisfeito com o resultado, ainda mais por tudo que passei depois de Londres. Saí triste de lá, mas daqui saio totalmente realizado", afirmou.

Pontos moeda