Esportes

Sem surpresas, Soubak anuncia convocação do handebol feminino para o Rio-2016

Redação Folha Vitória

São Paulo - Sem surpresas, o técnico Morten Soubak anunciou nesta terça-feira a lista de convocadas que vão defender a seleção brasileira de handebol nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto. Campeã mundial em 2013, a seleção busca sua primeira medalha na história das Olimpíadas.

A lista divulgada nesta terça conta com 15 atletas, sendo que a armadora Juliana Malta, apenas fará parte do grupo nos treinos preparatórios. Não disputará os Jogos do Rio. Soubak definiu a relação com base na lista de 18 jogadoras que participam da última fase de treinamentos, finalizada no domingo.

"Foi extremamente difícil. O nível de todas elas estava praticamente igual e levar apenas 14 para uma competição tão importante é bem complicado. Tenho que dar meus parabéns para quem ficou e lamento muito por aquelas que não irão. Espero que essas sigam trabalhando forte para os próximos campeonatos", disse o treinador dinamarquês.

Das 14 convocadas, somente três delas não participam da campanha brasileira nos Jogos de Londres-2012: a goleira Babi, a central Franciele e a pivô Tamires. "Primeiro pensei no nosso próprio jogo. Também analisamos visando os adversários, mas o mais importante é o perfil que cada uma delas representa no grupo", afirmou Soubak, ao justificar seus critérios para a convocação.

A seleção terá adversários complicados na Olimpíada. Na primeira fase, as adversárias serão Noruega (na estreia marcada para o dia 6 de agosto), Romênia, Espanha, Angola e Montenegro.

Confira a lista de convocadas da seleção:

Goleiras: Bárbara Arenhart (Vaci NKSE-Hungria) e Mayssa Pessoa (WHC Vardar-Macedônia);

Armadoras: Deonise Fachinello (HC Odense-Dinamarca), Eduarda Amorim (Gyor Audi ETO-Hungria), Juliana Malta (MKS Zaglebie Lubin-Polônia) e Mayara Moura (EC Pinheiros-SP);

Centrais: Ana Paula Rodrigues Belo (Bucarest-Romênia) e Franciele Gomes da Rocha (Vegus/Guarulhos-SP);

Pontas: Alexandra Nascimento (Vaci NKSE-Hungria), Fernanda França (Bietgheim-Alemanha), Jéssica Quintino (HC Odense-Dinamarca) e Samira Rocha (OGC Nice-França);

Pivôs: Daniela Piedade (Fehervar FKC-Hungria), Fabiana Diniz 'Dara' (Bietgheim-Alemanha) e Tamires Morena Araújo (Gyor Audi ETO-Hungria).

Pontos moeda