Mais Esportes Alpinistas se aproximam do pico do Everest pela 1ª vez em três anos

Alpinistas se aproximam do pico do Everest pela 1ª vez em três anos

Reuters

Por Gopal Sharma

KATMANDU (Reuters) - Alpinistas atualmente no Monte Everest estão prestes a fazer as primeiras tentativas em três anos de alcançar o pico mais alto do mundo, já que avalanches fatais interromperam as temporadas de 2014 e 2015.

As equipes em campos avançados estão esperando uma "janela" de tempo bom nos próximos dias que abra caminho para o cume de 8.850 metros pela Encosta Sudeste, escalada pela primeira vez pelo neo-zelandês sir. Edmund Hillary e pelo guia Tenzing Norgay em 1953.

A rota sul, do lado nepalês da montanha, testemunhou tragédias nos últimos dois anos – 16 guias sherpa foram mortos por uma avalanche na traiçoeira Cascata de Gelo de Khumbu em 2014.

No ano passado, um terremoto que matou 9 mil pessoas no Nepal desencadeou um deslizamento de neve gigantesco no acampamento base, matando pelo menos 18 alpinistas e guias e encerrando a campanha de 2015.

No mínimo 289 alpinistas e seus guias estão em campos de diferentes altitudes esperando por uma janela e batalhando para serem os primeiros a chegar ao topo da montanha. Quase 700 pessoas se inscreveram em 2013.

Gyanendra Shrestha, autoridade do Departamento de Turismo, disse que os alpinistas ataram cordas no cume sul, o último acampamento, a cerca de 8 mil metros de altura, e que o estão abastecendo com suprimentos.

"Os alpinistas começaram a se deslocar do acampamento base para acampamentos mais altos para chegar ao topo", disse Shrestha à Reuters do campo base.

Ang Tshering Sherpa, chefe da Associação de Alpinismo do Nepal, que está em contato com os alpinistas, disse em Katmandu que, se o tempo permitir, a rota para o cume sul será fixada na quarta-feira.

"Depois disso, os alpinistas começarão a tentar a escalada do pico a partir de quinta-feira", informou Sherpa à Reuters.

O clima imprevisível continua sendo um desafio, embora a temporada deste ano ainda não tenha testemunhado nenhum incidente.

Wang Jing, uma chinesa de 40 anos, foi a única pessoa a escalar o Evereste em 2014, mas seu feito causou polêmica devido aos relatos de que ela teria usado um helicóptero para passar sobre a Cascata de Gelo de Khumbu, o que muitos alpinistas viram com uma violação de seu código.

Últimas