Esportes

Red Bull 'rebaixa' Kvyat para a Toro Rosso e põe Verstappen na sua vaga

Redação Folha Vitória

Milton Keynes, Inglaterra - A Red Bull anunciou nesta quinta-feira que "rebaixou" o piloto russo Daniil Kvyat para a Toro Rosso o vai substituí-lo pelo holandês Max Verstappen no restante da temporada 2016 da Fórmula 1, começando pelo GP da Espanha, que será disputado em 15 de maio.

A promoção de Vertappen, de apenas 18 anos, da Toro Rosso, equipe parceira da Red Bull, se dá depois de Kvyat bater duas vezes no carro de Sebastian Vettel no GP da Rússia, no último domingo, o deixando fora da corrida na primeira volta. Antes disso, Kvyat também se envolveu em outro incidente com Vettel no GP da China.

O piloto alemão o confrontou e exibiu sua raiva com o russo após o incidente na prova em Xangai, onde Vettel bateu em seu companheiro de equipe na Ferrari, Kimi Raikkonen, após Kvyat tentar uma ultrapassagem agressiva logo na primeira curva. Kvyat não pediu desculpas a Vettel, embora o tenha feito na Rússia.

"Max provou ser um talento jovem excepcional. Seu desempenho na Toro Rosso tem sido impressionante até agora e temos o prazer lhe dar a oportunidade de pilotar pela Red Bull", disse Christian Horner, o chefe da equipe, em um comunicado. "Estamos em uma posição única de ter todos os quatro pilotos na Red Bull e na Toro Rosso sob contratos de longo prazo com a Red Bull, por isso temos a flexibilidade necessária para movê-los entre as duas equipes".

A troca significa uma grande mudança para o adolescente holandês, o mais jovem piloto a estrear na Fórmula 1, na última temporada. "O próximo passo na minha carreira relativamente curta até agora é uma incrível oportunidade", disse Verstappen. "Eu vou ter a chance de aprender muito com uma equipe de alto nível que é a Red Bull. Eu também estou ansioso para trabalhar com um companheiro de equipe experiente como Daniel Ricciardo".

Verstappen terá o seu assento feito na fábrica da Red Bull em Milton Keynes e vai se familiarizar com o RB12 no simulador antes de ir para Barcelona, para o GP da Espanha, onde ele vai trocar de equipe com Kvyat.

Vettel falou com Horner, seu chefe de equipe quando ele e a Red Bull venceram quatro campeonatos consecutivos entre 2010 e 2013, momentos depois de abandonar a corrida em Sochi. "(Kvyat)Terá condições de continuar o seu desenvolvimento na Toro Rosso, em uma equipe que ele está familiarizado, lhe dando a chance de recuperar sua forma e apresentar o seu potencial", disse Horner.

A decisão, porém, é um grande golpe para o russo, de 22 anos, que assinou com a equipe para substituir Vettel quando ele deixou Red Bull para pilotar pela Ferrari a partir do ano passado.

Kvyat terminou em um louvável sétimo lugar na última temporada, uma posição à frente de Ricciardo, seu companheiro de equipe, e no atual campeonato conseguiu um impressionante terceiro lugar no GP da China. Mas, enquanto o seu talento e sua velocidade nunca estiveram em dúvida, o seu estilo extremamente agressivo e arriscado passou a roubar a cena e a provocar críticas.

Verstappen é apresentado como uma futura estrela da Fórmula 1 e está sob contrato até o final de 2017, com rumores de que Mercedes e Ferrari o estariam monitorando. Agora ele recebe a chance de pilotar um dos carros da Red Bull no restante do campeonato de 2016.

Pontos moeda