Esportes

Corinthians tem pressa para confirmar o título do Campeonato Brasileiro

Ninguém no clube quer esperar. O objetivo é confirmar o sexto título nacional já na próxima rodada. Matematicamente é possível. Basta o Corinthians vencer o Coritiba

Redação Folha Vitória
Equipe na busca antecipada do título Foto: Estadão Conteúdo

São Paulo - Em campo, o Corinthians do técnico Tite funciona com perfeição, sabe o momento certo de se defender e quando precisa ser mais agressivo para surpreender o adversário e vencer. Fora dele, o treinador terá de controlar o clima de ansiedade pouco presente nas partidas que tomou conta do elenco. Depois da vitória contundente sobre o Atlético Mineiro e com uma vantagem de 11 pontos na tabela de classificação com apenas cinco rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, os jogadores sonham com o momento de soltar o grito de campeão.

Ninguém no clube quer esperar. O objetivo é confirmar o sexto título nacional já na próxima rodada. Matematicamente é possível. Basta o Corinthians vencer o Coritiba no sábado, às 19h30, no estádio Itaquerão, em São Paulo, e torcer para o Atlético tropeçar (o empate basta) diante do Figueirense, no domingo, às 17 horas, em Florianópolis.

Logo após o jogo em Belo Horizonte no último domingo, Tite pediu para que o jogo ocorresse simultaneamente ao do Atlético. Mas o pedido dificilmente será aceito pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que reabre nesta terça-feira depois do feriado de Finados. Os corintianos podem comemorar o título pela TV.

Nesta hora, os jogadores esquecem até o peso da rivalidade. Há algumas rodadas, os torcedores comentavam da possibilidade de erguer o troféu contra o São Paulo, no próximo dia 22, no Itaquerão, mas, diante do desempenho do time, dificilmente o Corinthians não será campeão antes do clássico. Depois do Coritiba, encara o Vasco, no Rio.

"Estamos trabalhando para sermos campeões o mais rápido possível. Muita gente falava: 'Querem ser campeões contra o São Paulo?' Mas não, queremos ser no próximo jogo já", afirmou o goleiro Cássio.

Se conseguir conquistar o título no próximo final de semana, o Corinthians vai igualar o recorde de São Paulo (2007) e Cruzeiro (2013), os únicos times campeões com quatro rodadas de antecedência. A equipe briga ainda para fechar com o melhor aproveitamento dos pontos corridos. O Corinthians registra 73,7% de aproveitamento, com 22 vitórias, sete empates e quatro derrotas, e está à frente do Cruzeiro, campeão em 2003 com 72,5%.

"Sei que a situação está encaminhada, mas calma. Temos o que percorrer. Matemática é fria, mas o lado humano nosso mostra que temos de estar no melhor nível de excelência. Quando bater matematicamente, aí vou respirar", disse Tite, que pretende repetir o discurso nesta terça-feira com os jogadores na reapresentação do elenco.

Pontos moeda