Esportes

Brasileiro bate recorde dos 100m livre no Mundial Júnior e baixa índice olímpico

Redação Folha Vitória

Cingapura - Desconhecido do grande público, Pedro Spajari tem apenas 18 anos, mas pode se juntar a Cesar Cielo, Bruno Fratus e Matheus Santana na forte equipe do revezamento 4x100 metros livre nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Neste sábado, o garoto do clube Pinheiros bateu o recorde do Campeonato Mundial Júnior nos 100m livre, com 48s87.

A marca foi feita na semifinal da competição, o que indica a possibilidade de evolução para a final. Spajari é um ano mais novo do que Matheus Santana, que, em agosto do ano passado, nadou os 100m livre para 48s25, tempo impressionante para a categoria e que segue como recorde mundial júnior.

Ainda que não tenha se aproximado da marca de Matheus, o desempenho de Spajari neste sábado foi excelente, uma vez que faz ele assumir o 37º lugar do ranking mundial adulto. Entre os brasileiros, só não tem tempo melhor na temporada do que Marcelo Chierighini (48s27) e Matheus Santana (48s52). Supera Cesar Cielo, Henrique Martins e João de Lucca, entre outros.

Isso faz de Spajari um real candidato a fazer parte do revezamento 4x100m livre do Brasil no Rio-2016, uma vez que o cronômetro é o critério. O garoto de 18 anos baixou em exatamente um segundo o resultado do Troféu Maria Lenk, em abril. Até o ano que vem, tem larga margem para melhorar.

A marca de 48s87 é mais baixa do que índice olímpico exigido pela Federação Internacional de Natação (Fina), mas a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) só vai aceitar as marcas feitas no Open, em dezembro, e no Troféu Maria Lenk, em abril de 2016.

Na final, que será realizada no domingo em Cingapura, Spajari deve ter como principal adversário outro brasileiro: Felipe Ribeiro, um ano mais novo, que tem 49s15 como melhor tempo da carreira.

Pontos moeda