14/06/2015 20h25 - Atualizado em 14/06/2015 20h25

Cristo Redentor fica vermelho no Dia Mundial do Doador de Sangue

Evento alerta para a importância da doação segura de sangue.
Segundo OMS, um país deve ter entre 3% a 5% de doadores.

Do G1 Rio

Cristo se 'veste' de vermelho pelo Dia Mundial do Doador de Sangue (Foto: Divulgação/Cinerama Brasilis)Cristo se 'veste' de vermelho pelo Dia Mundial do Doador de Sangue (Foto: Divulgação/Cinerama Brasilis)

O Cristo Redentor ganhou iluminação especial em vermelho, na noite deste domingo (14 ),  alertando para o Dia Mundial do Doador de Sangue comemorado desde 2005. A data é para homenagear os doadores voluntários e tem o objetivo de aumentar a consciência da necessidade da doação. A ação neste domingo é uma parceria entre o Hemorio, o Viva Rio e a Arquidiocese do Rio.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o número de doadores de um país seja de 3% a 5% do total da população. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, o índice não alcança 2%. No total são 3,6 milhões bolsas de sangue por ano.

A OMS quer expandir este universo de doadores, encorajando outras pessoas a tornarem-se dadores de sangue. Podem ser dadores de sangue pessoas com idade entre 18 e 65 anos, que pesem mais de 50 quilos, gozem de boa saúde e tenham hábitos de vida saudáveis.

veja também
Shopping
    busca de produtoscompare preços de