TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

ZPE-Ceará receberá empresas de autopeças

11 de agosto de 2016 às 10:58

undefined

 

A Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE-Ceará) deverá receber, em breve, entre seis e dez empresas do setor de autopeças, além de mais três em outros municípios cearenses, sendo duas delas em Horizonte, que deverão gerar cerca de 10 mil empregos diretos. A informação foi confirmada, ontem à tarde, pelo secretário Especial de Assuntos Internacionais, Antônio Balhmann e pelo presidente do Sistema Assopeças/Sincopeças-CE, empresário Ranieri Leitão, durante a abertura da Autop 2016 (foto), no Centro de Eventos do Ceará (CEC). A maior parte das empresas deverá ser do setor metalomecânico, mas também pode haver, pelo menos, uma do segmento de borrachas.

Os investimentos totais ainda não foram dimensionados, mas deverão ser da ordem de milhões de reais.
O secretário afirmou que, atualmente, há empresas migrando para o Paraguai, uma vez que o Brasil tem um sistema financeiro complicado, com elevadas taxas de juros, além de haver grande burocracia e altos impostos.

“Por isso a importância da nossa ZPE para empresas nacionais e internacionais, que tenham foco em exportações. Vale ressaltar que a ZPE ainda é um instrumento desconhecido de boa parte do setor industrial exportador brasileiro, uma delas, a ligada ao setor automotivo. Elas poderão ter muitas vantagens ao estarem inseridas no ambiente da ZPE, tanto que no fim de setembro estaremos reunidos com 90% do PIB (Produto Interno Bruto) industrial de autopeças do Brasil, em São Paulo, para falar sobre a ZPE-Ceará e todas as vantagens que ela pode oferecer”, afirmou Balhmann.

Para o presidente do Sistema Assopeças/Sincopeças-CE, no total, seriam de dez a 12 empresas do setor de autopeças que devem vir se instalar em território cearense, algumas delas até o final do primeiro trimestre de 2017. Todas terão como foco principal a exportação, uma das premissas para se instalarem dentro da ZPE-Ceará, mas poderão comercializar 20% da produção no mercado brasileiro. “Dentro da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) já temos espaço definido, junto ao Governo do Estado, para as indústrias do Polo Metalomecânico. Há uma mudança de visão das indústrias de autopeças do Brasil em relação às regiões Norte e Nordeste. O fato deles sinalizarem o interesse de vir para cá, significa que acreditam no segmento da região”, reforçou Ranieri Leitão.

Durante a abertura da Autop 2016, dezenas de empresários do Ceará, outros estados brasileiros e até mesmo do exterior, expuseram suas novas linhas de produtos, como a Durametal, Texaco, Continental, Bosch, Dana, entre outras. Segundo o gerente de vendas da Mann Filter, a expectativa é muito boa, pois já participaram da edição anterior, em 2014. “Iniciamos a interação com feiras regionais para expandir nossos negócios.

Recentemente, adquirimos a marca Wix, também de filtros, que integrará nosso portfólio. Aproveitamos a Autop para estreitar relacionamento com representantes e clientes, visando alavancar as vendas no Estado de filtros de óleo, ar, combustível e cabine, para a linha automotiva leve, pesada e industrial (máquinas para construção civil, empilhadeiras, marítimos)”, explicou Raul Cavalaro.