TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Vigilância Sanitária interdita matadouro clandestino em Ibicuitinga

11 de dezembro de 2015 às 11:08

A vigilância sanitária interditou na tarde desta quinta-feira, 10, por volta das 15 horas, um matadouro clandestino que estava sendo utilizado por magarefes em Ibicuitinga.

A ação, que foi acompanhada pela Chefe de Gabinete da prefeitura, Sra. Keyla Nobre Saraiva, do Inspetor de Obras, Júnior Nunes, e da Polícia Militar, ocorreu após a publicação de um vídeo nas redes sociais em que populares denunciavam as circunstâncias completamente inapropriadas de como o abate de animais estava sendo feito naquele município. Veja o vídeo a seguir.

Victor Serafim, assessor jurídico da prefeitura, afirmou que o próprio poder executivo interditou o matadouro público, em razão do fato da gestão ter sido multada por causa da localização do prédio em área urbana. Com o equipamento interditado, os magarefes passaram a utilizar um terreno localizado na divisa dos municípios de Ibicuitinga e Quixadá.

Ainda de acordo com o assessor, a prefeitura está tentando viabilizar um novo local, na Zona Rural, onde um novo matadouro possa ser construído. Não há, no entanto, nenhuma previsão de quando isto será feito. A prefeitura não dispõe de recursos financeiros e nem pode fazer permuta, visto que o prédio em que o matadouro foi erguido não está legalizado. Ele acusa a gestão anterior de ter feito a obra sem a devida regularização. Ressalta, inclusive, que uma recente fiscalização apontou 18 requisitos não atendidos pelo matadouro.

Nos próximos dias, uma reunião será feita com os magarefes para orientá-los a não utilizar outro local inapropriado. Caso voltem a fazê-lo, a SEMACE será notificado para acioná-los por crime ambiental.