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Universidade Federal do Ceará lança um ketchup à base de acerola e 100% natural

27 de novembro de 2018 às 09:48

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A Universidade Federal do Ceará vai realizar, às 19 horas desta terça-feira, no auditório da reitoria (Campus do Benfica), o pré-lançamento do primeiro licenciamento de patente da Instituição para uma empresa cearense.

Trata-se do Natchup, um “ketchup” à base de acerola e 100% natural, contemplado com o Selo Innovation pela Salão Internacional da Alimentação (Sial 2018), em Paris. O grupo local que levará o produto para o mercado é a Frutã, vencedora do processo de concorrência para a comercialização do natchup, que poderá ser degustado durante o evento.

Para a chefe do Departamento de Engenharia de Alimentos, Lucicléia Torres, o natchup é uma oportunidade para que se aprofunde o processo de transferência de tecnologia da Universidade para o mercado. “Sabemos pesquisar e desenvolver, mas na hora de vender precisamos da empresa, que pode ser uma parceira muito importante”, diz.

Inovação

O natchup foi idealizado durante a disciplina Aspectos Básicos do Processamento de Frutos Tropicais, do Curso de Engenharia de Alimentos, e depois se tornou projeto de pesquisa desenvolvido pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

A ideia do produto é que seja um alimento mais saudável e natural do que o ketchup tradicional, além de possuir características funcionais, já que é feito a partir da acerola, fruta rica em vitaminas A, B e C e nutrientes como cálcio, ferro e fósforo. A concentração de açúcar do natchup também é menor do que a do ketchup, feito com tomate e ingredientes artificiais, como corantes.