TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Três a cada 10 grávidas no Ceará são adolescentes, diz pesquisa

08 de agosto de 2016 às 11:30 - Atualizado em 08/08/2016 11:57

undefined

O número de jovens que engravida ainda na adolescência cresce constantemente no Ceará. De acordo com o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos, três a cada dez grávidas no estado são adolescentes. Entre meninas da faixa etária de 10 a 19 anos no ano passado, foram quase 26 mil bebês nascidos vivos.

Em entrevista à Rádio Tribuna Bandnews FM, a professora de ginecologia e obstetrícia da UFC, Zenilda Bruno, atribui a incidência de gravidez na adolescência pelo uso incorreto de métodos contraceptivos.

“A gente acredita que todo mundo hoje tenha acesso à informação, mas não é muito verdadeiro isso. Porque, muitas vezes, as pessoas sabem informações erradas, ou seja, usa anticoncepcional só no dia que vai ter relações sexuais ou não usa a camisinha como deveria desde o início da atividade sexual. Então, essas são algumas das informações erradas que elas têm acesso”, explicou.

Aos 16 anos de idade, a estudante Tamires Amaral já está grávida há sete meses. Segundo ela, apesar de ter sido orientada de como poderia evitar a gravidez, ela confirma que não se preveniu como deveria. Hoje, está ciente das mudanças que estão por vir com a chegada do bebê.

“Realmente não foi planejado, mas aconteceu, e eu sabia de todos os métodos que podia prevenir. Agora, vejo as mudanças que estão por vir, mudanças no meu corpo, mudanças na minha vida. Agora, tenho uma responsabilidade a mais”, destacou.

Campanha

Para evitar a gravidez não planejada, começa em setembro a distribuição de um implante anticoncepcional em hospitais e unidades básicas de saúde de Fortaleza. A coordenadora do Núcleo da Mulher da Secretaria de Saúde, Silvana Leite, explica como funciona o método. “Ele não tem que ser tomado diariamente. Geralmente, as adolescentes costumam esquecer a pílula. É um procedimento simples e tem a durabilidade de três anos”, contou à Silvana.

 

Curta nossa pagina no facebook