TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Trabalho seguro no ambiente rural foi o tema discutido no 1º Seminário Regional, em Limoeiro do Norte

14 de agosto de 2015 às 08:51

O evento é uma iniciativa da gestão regional do Pnpat em conjunto com as entidades que integram o Grupo Interinstitucional do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes (Getrin 7). O objetivo foi promover entre os participantes a discussão de temas relacionados ao trabalho prestado no meio rural e formas de prevenção de acidentes e doenças do trabalho, levando-se em consideração as especificidades da atividade agroindustrial na Chapada do Apodi.

Segundo o Juiz do Trabalho, Carlos Rebonatto, o foco é diminuir os acidentes de trabalho principalmente no campo, e a região de Limoeiro demonstra um grande número de acidentes de trabalho vitimando os trabalhadores rurais e também aqueles que não são trabalhadores empregados, mas trabalham em suas próprias propriedades.

Há estudos feitos pela Universidade Federal do Ceará (UFC), onde demonstram que pelo menos 30% dos trabalhadores já estão sofrendo os efeitos dos agrotóxicos, seja ele aplicado em grandes plantações, seja ele aplicado nas pequenas plantações.

Rebonnato ressalta o êxito deste seminário, que é um projeto piloto, onde conseguiu reunir 400 pessoas no auditório da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), em Limoeiro do Norte. Foram realizadas várias palestras e debates ao longo do dia de ontem (13) e agora pretendem expandir este seminário para outras áreas do Ceará.


Tópicos:

seminário, trabalho, rural, seguro, Limoeiro do Norte, Carlos Rebonatto, presidente