TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Toma posse a desembargadora Nailde Pinheiro, 6ª mulher a presidir o TRE-CE

06 de junho de 2017 às 09:31

undefined

 

A desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira e o desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo tomaram posse nesta segunda-feira, 05/06, nos cargos de presidente e vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, respectivamente. A cerimônia de posse aconteceu na sala do Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, no Cambeba. Antecederam a desembargadora Nailde Pinheiro na Presidência do TRE-CE, as desembargadoras Auri Moura, Águeda Passos, Huguette Braquehais, Gizela Nunes e Iracema do Vale.

Na ocasião, compuseram a mesa oficial o governador do Estado, Camilo Santana, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, José Jácome Carneiro, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Francisco Gladson Pontes, o procurador Geral de Justiça do Ceará, Plácido Rios, a presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Maria José Girão, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio Bezerra e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcelo Mota. Também prestigiaram o evento juízes, advogados e servidores do TRE.

Os nomes dos dois desembargadores foram confirmados pelos juízes da Corte do TRE-CE para o biênio 2017-2019, na sessão do dia 4 de abril de 2017, presidida pelo desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes, após indicação do Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), na sessão de 30 de março deste ano.

A desembargadora Nailde Pinheiro recebeu a imprensa para uma entrevista coletiva onde ressaltou como prioridades da sua gestão: a conclusão da segunda etapa da obra do novo edifício do TRE do Ceará, o avanço na realização do recadastramento biométrico em todo o Estado e estudos para diminuir o impacto da perda de zonas eleitorais com o remanejamento determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Ao transmitir o cargo, o desembargador Abelardo Benevides Moraes afirmou estar “profundamente feliz por ter cumprido minha missão, com alcance de êxitos variados, graças ao trabalho coletivo em prol da instituição”. O juiz da Corte do TRE, Mauro Liberato, deu as boas vindas à nova presidente e seu vice, dizendo que são “dois exemplos de magistrados íntegros e comprometidos com a causa da justiça, com que o Cariri, terra de grande protagonismo cultural e político, nos brindou. A presidente vinda das margens do rio Salgado, nosso vice-presidente, da terra que hoje leva o nome do filósofo Farias Brito. Ambos honraram sua terra”.

No discurso de posse, a desembargadora disse “assumo a Presidência deste Regional em momento preocupante de nossa história republicana, cujo cenário político figura um dos mais densos e acirrados em nossa experiência democrática. No entanto, devemos ser otimistas e acreditarmos no trabalho firme das nossas instituições, e acima de tudo creditar ao eleitor a responsabilidade no rumo do nosso País.” E continuou “conduzirei os trabalhos relativos às eleições gerais de 2018, ciente das restrições orçamentárias impostas a todos os poderes da federação, bem como dos desafios que me aguardam na incansável busca por conciliar a celeridade na apuração dos resultados com o uso racional dos recursos disponíveis, sem esquecer do zelo necessário para garantir a normalidade e a legitimidade do pleito vindouro”.