TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Tocha olímpica chega a Aracati

07 de junho de 2016 às 08:35

undefined
 
Esta história para Aracati começou exatamente no dia 03 de julho de 2015, quando o prefeito Ivan Silvério, esteve em Brasília, com o secretário de Esporte, naquela ocasião, João Eudes, participando da cerimônia de apresentação da Tocha Olímpica Rio 2016, onde a então presidente Dilma Rousseff, ao lado do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, e dos velejadores e medalhistas olímpicos Torben Grael e Isabel Swan, apresentou o símbolo das Olimpíadas, e o município de Aracati aderiu ao projeto.
 
O prefeito Ivan Silvério, é um dos entusiastas deste evento, pois a passagem da chama olímpica por Aracati, segundo ele, vai projetar e inserir o município na geografia internacional do esporte e consequentemente fomentará o turismo, principal foco econômico da região.
 
Para a passagem da Tocha Olímpica por Aracati, a Secretaria de Esporte e Lazer, preparou uma vasta programação de acolhida, que se iniciará ás 07h, no ponto de chegada da Rua Dragão do Mar, bem em frente ao Hospital Municipal Dr. Eduardo Dias (HMED) e a Igreja de Jesus Cristo dos Santos do Últimos Dias (Mórmons), com a Banda de Música Eulina Freire, de Canoa Quebrada, e onde os anfitriões da Tocha, dois alunos da Escola Elsa Maria Porto Costa Lima, e um aluno do Colégio Marista, que foram escolhidos pelo Ministério da Educação (MEC) por meio de um concurso de redação, acenderão a Tocha.
 
Na celebração do Largo da Matriz, o prefeito de Aracati, Ivan Silvério, fará uma saudação a passagem por Aracati da Tocha Olímpica, e se apresentarão a Banda Municipal Jacques Klein, o Programa Zumbi de Desenvolvimento das Aprendizagens, a Dança do Coco de Majorlândia e a Capoeira de Canoa Quebrada. Em seguida, será dada sequência ao revezamento, saindo para o Centro Histórico, Rua Cel. Alexanzito (Rua Grande), passando pela Cel. Alexandrino, onde em frente ao Posto Ypiranda, o município de Aracati se despedirá da chama olímpica, que voltará ao comboio se destinando então ao município de Aquiraz, próxima parada para o revezamento.
 
A Prefeitura Municipal de Aracati, através da Secretaria de Esporte e Lazer aderiu e acolhe o Revezamento da Tocha Olímpica fazendo um investimento com recursos públicos apenas com apoio logístico, no valor total de R$24.000,00 (vinte e quatro mil reais), o que corresponde ao apoio de infraestrutura, como: contratação de serviços de disciplinadores, segurança, banheiros químicos, palco e som, portal e banner.
 
Condutores da Tocha em Aracati, de acordo com indicação do munícipio, e dos patrocinadores do evento, com o nº do percurso de seu trajeto:
 
01 – Rua Dragão do Mar, 719-859
Rhuan     Cavalcante
Bradesco       
 
02 – Rua Dragão do Mar, 589-645
Afrânio   André
Bradesco       
 
03 – Rua Dragão do Mar, 419
Tereza Augusta de Carvalho Carneiro
Município      
 
04 – Rua Dragão do Mar, 121-129
Francisco Elione de Sousa Silva
Município      
 
05 – Rua Joaquim Ponciano, 937
Heloisa   Amarante     
Coca-Cola     
 
06  – Rua Cel. Alexanzito, 316
Nayara   Marques
Coca-Cola     
 
07 – Rua Cel. Alexanzito, 514-520
Ernane    Lopes Martins      
Nissan   
 
08 – Rua Cel. Alexanzito, 706
Roberto  Rodrigues     
 
09 – Rua Cel. Alexanzito, 884-890
Fabiano  dos Santos   
Rio 2016 Public Programa 
 
10 – Rua Cel. Alexanzito, 1100
Luciana  de Castro      
Coca-Cola     
 
11 – Rua Cel. Alexanzito, 1292
Luana Gamas Pessoa Araújo    
Correios – Primeira Carteira da cidade    
 
12 – Rua Cel. Alexanzito, 1490
André Carvalho    
TAM
       
13 – Rua Cel. Alexandrino, 1678-1680
David      Freitas
Communications 
 
Programação
 
07h – Inicio das manifestações culturais (Largo da Matriz)
– Banda Municipal Jacques Klein
 
08h06 – Acolhida da Banda Eulina Freire
08h12 – A Tocha Olímpica é acesa e começa o percurso por Aracati (em frente ao HMED)
 
Celebração (Largo da Matriz)
– Exposição da Tocha Olímpica
– Palavra do prefeito Ivan Silvério
– Homenagem à professora Haydée de Sena
 
Manifestações Culturais
– Programa Zumbi de Desenvolvimento das Aprendizagens
– Dança do Coco (Majorlândia)
– Capoeira (Canoa Quebrada)
 
Revezamento
08h27 – Retomada do percurso do revezamento (Rua Cel. Alexanzito)
08h48 – Encerramento do revezamento em Aracati e inicio do deslocamento para Aquiraz.
 
Ceará
 
A chama olímpica ficará por três dias no Ceará e percorrerá 12 municípios. O trajeto terá início em Aracati, na terça-feira, 07/06. No primeiro dia em solo cearense, passará ainda por Aquiraz e Fortaleza. A tocha passa no segundo dia, por Caucaia, Itapajé, Irauçuba, Forquilha e Sobral. No terceiro e último dia, o símbolo olímpico passaará por Massapê, Granja, Camocim e Barroquinha, encerrando o ciclo em solo cearense.