TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Tabuleiro do Norte tem a maior incidência da Doença de Gaucher no Brasil

A doença foi descoberta há 10 anos no interior do Ceará e até hoje é líder do ranking de maior incidência do país

26 de dezembro de 2016 às 15:55

undefined

 

A Doença de Gaucher, uma doença rara de origem judaica, foi descoberta há dez anos por um médico em Tabuleiro do Norte, no Vale do Jaguaribe. Até hoje, a cidade continua no topo do ranking de maior incidência no país. As informações são de João Ricart, da Rede Jangadeiro FM.

Em Tabuleiro do Norte, a incidência da Doença de Gaucher é 25 vezes maior do que a média nos outros lugares do planeta. A alta concentração de casos na cidade tem um fato histórico e remete ao passado, quando uma família de imigrantes portugueses chegaram a região jaguaribana, em 1690, há 326 anos.

Dois irmãos que se estabeleceram no local teriam mutações nos genes e se casaram com duas irmãs que portavam as mesmas alterações, transmitindo aos filhos. Portanto é uma doença hereditária, que passa de pai para filho.

Os principais sintomas dela são sangramentos, aumento do fígado e do baço, anemia e dores nos ossos. O nome faz referência ao médico francês Philippe Gaucher, que descreveu a doença em sua tese de doutorado em 1882.

O responsável pela descoberta em Tabuleiro do Norte, o médico Rigoberto Gadelha Chaves, explica os graus da doença, que pode chegar ao óbito. “É uma doença que vai de leve demais, até a pessoa nem saber que tem a doença, ou seja, viver normalmente com a doença sem que isso tenha grande repercussão no seu dia a dia, mas em alguns casos, ela pode ser bastante grave e levar ao óbito os pacientes”, ressalta o médico em entrevista a Rede Jangadeiro FM.

Em 2006, o médico Rigoberto Chaves chamou a população a participar dos estudos e conhecer a doença, visitando escolar e elaborando a árvore genealógica de Gaucher na cidade. Dez anos depois, o médico explica que a maior incidência no Brasil ainda é em Tabuleiro do Norte, mas graças as pesquisas, agora é possível realizar o tratamento e o aconselhamento genético para a população tabuleirense.

A descoberta da doença ganhou um prêmio internacional em Montevidéu, Cancún e Israel, ficando entre os cinco melhores trabalhos especialistas em Gaucher. Além de premiações nacionais em Gramado e Rio de Janeiro.

 

Rigoberto Chaves ainda recebeu o convite do órgão público responsável pela saúde nos Estados Unidos, para apresentar a cidade de Tabuleiro do Norte e os resultados da pesquisa à especialistas americanos.