TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Solonópole está entre os 74 municípios com potencial turístico no Ceará

De acordo com levantamento do Ministério do Turismo, o município está classificado na categoria D

15 de setembro de 2017 às 19:16 - Atualizado em 15/09/2017 19:25

undefined

 

Solonópole está entre os 74 municípios cearenses com potencial turístico, segundo o Mapa do Turismo Brasileiro 2017, divulgado nessa quinta-feira (14) pelo Ministério do Turismo.

Neste levantamento, em comparação ao de 2016, foram incluídos 16 novos destinos na lista estadual, incluindo Solonópole, que não constava anteriormente no estudo. Além do município, integram a lista os vizinhos Jaguaretama, Morada Nova, Banabuiú e Quixadá.  

O Mapa do Turismo Brasileiro divide os municípios entre categorias, considerando A, B e C aqueles que possuem fluxo de turistas domésticos e internacionais, e na classificação D e E, os destinos que não possuem fluxo expressivo, mas exercem papel importante no turismo regional. Solonópole é considerado município de categoria D, segundo o levantamento, assim como 42 dos 74 municípios listados no Ceará.

De acordo com o titular da Secretaria de Cultura, Esporte, Juventude e Turismo , Carlos Júnior, o município já tem um bom fluxo de visitantes por ser muito central, ligando diversas cidades. “Em outros anos o nosso balneário, o Boqueirão, concentrou todo esse fluxo de visitantes. Hoje, depois de quatro anos de seca, o número já não é expressivo. Apesar disso, vimos o município tornar-se ponto central e ligar diversas cidades. Isso é bem positivo. O que nossa gestão tem tentado trazer é o resgate à história do município, ao nosso patrimônio histórico, de forma que fortaleça o turismo”.

Principais pontos turísticos do município

Capela Nossa Senhora de Fátima – Construída em 1935, é a mais antiga capela dedicada a santa do Estado e, possivelmente, do Brasil. Foi erguida como uma homenagem e memória as aparições de Nossa Senhora de Fátima no município, registradas em 1917.

undefined


Ruínas da Capela de Nossa Senhora do Monte
 – A capela foi construída em alusão à aparição de Nossa Senhora em 1880. Suas ruinas estão localizadas há 9km da sede, ao Sul, na zona rural do município. O líder religioso Padre Cícero chegou a celebrar duas missas no local.

undefined


Igreja Matriz do Bom Jesus Aparecido
–   Em homenagem ao padroeiro do município, a Igreja Matriz foi construída entre os anos de 1813 e 1821. Com sua arquitetura em estilo colonial, foi elevada à paróquia em 1864, tendo como primeiro vigário Pedro Pinheiro Landim. A Matriz é localizada no Centro sendo um dos principais cartões postais de Solonópole.  

undefined


Balneário do Açude Riacho do Sangue 
– Localizado no distrito Prefeita Suely, o açude foi construído entre 1915 e 1918, ficando popularmente conhecido como Boqueirão. O balneário foi posteriormente construído em 1998, sendo um importante equipamento de lazer da região desde a sua inauguração.

undefined