TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

SOHIDRA planeja 2,2 mil poços profundos para o interior

Uma das soluções para socorrer as famílias na zona rural que enfrentam o desabastecimento é a perfuração de poços profundos.

19 de novembro de 2015 às 10:54

Os estudos realizados pela COGERH, SOHIDRA e CAGECE, identificaram 40 centros urbanos, que já estão ou poderão entrar em colapso hídrico, até o final do mês de janeiro de 2016. Os estudos apontam que, em caráteremergencial, a única alternativa para abastecimento destes municípios é através da perfuração de poços profundos, que embora apresentem vazões reduzidas em regiões com embasamento cristalino, poderão abastecer estes centos urbanos em regime de racionamento, com uma vazão per capta de 80 litros/habitante dia.

Em entrevista à TVJ1, o Superintendente Adjunto da SOHIDRA, José Wanderley Augusto Guimarães, explicou que o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) está realizando uma licitação para a contratação de empresas para a perfuração de 2.240 poços tubulares profundos.

Wanderley também citou que há uma outra licitação para aquisição de novas máquinas perfuratrizes, confira o áudio:

O Vice-Líder do Governo, Deputado Leonardo Pinheiro(PSD), destaca que o Governo do Estado tem trabalhado intensamente no sentido de amenizar os impactos da seca.

Américo Filho entrevistando o Deputado Estadual Leonardo Pinheiro

Repórter Américo Filho e o Deputado Estadual Leonardo Pinheiro (PSB)

Segundo o parlamentar, as medidas governamentais se dividem em emergenciais (perfuração de poços, construção de adutoras de engate rápido e carros-pipa) e os projetos estruturantes, como a transposição do rio São Francisco e Cinturão das Águas.

Perguntado sobre poços profundos para a região de Solonópole, no sertão central, Leonardo disse que lutará incansavelmente para levar água para todos aqueles que estão sofrendo com o desabastecimento e tendo seus animais morrendo de sede, confira a fala do deputado: