TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Sistema de videomonitoramento foi inaugurado nesta segunda-feira (1º) em Russas

02 de outubro de 2018 às 09:34

undefined

 

O Governado do Estado do Ceara, por meio da  Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) em parceria com a Prefeitura de Russas, entregou oficialmente, nesta segunda-feira, 1° de setembro, o sistema de videomonitoramento da cidade de Russas,  Dezenove (19) câmeras farão o monitoramento dos principais pontos estratégicos do Município para intensificar a fiscalização e o combate à criminalidade. A ação integra mais uma iniciativa da pasta na cidade, que já conta com equipes do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) desde julho de 2016.

O evento contou com a presença do Prefeito Weber Araújo ao lado do seu chefe de Gabinete, Cel. Lucas Diógenes,  Secretário da Segurança Pública do Estado, Dr. André Costa, comandante Geral da PM/CE, Ronaldo Viana, Comandante do 1º BPM, Cel. Queiroz, Delegada de Russas, Dra. Viviane, Delegado Regional Dr. Wilson, Diretores do Demutran e Guarda Municipal de Russas, respectivamente,  Serpa e Moura. Também esteve presente o Diretor do Detran em Russas, Francisco Edivanir.

Russas integra a lista de 42 cidades com população acima dos 50 mil habitantes a receber o sistema de videomonitoramento no Interior do Estado. As imagens geradas pelos equipamentos são integradas à Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). Os equipamentos incluem recurso de leitura de placas de veículos com visão 360 graus.

A integração entre o sistema de segurança do Estado e a tecnologia aplicada ao videomonitoramento têm resultado diariamente na elucidação de roubos e prisões de suspeitos por receptação. Por meio deste trabalho, os sensores do Sistema Policial de Indicativo de Abordagem (Spia), que identifica se um veículo tem restrição de roubo ou furto, aciona um alerta para a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), que passa a monitorar o trajeto do veículo até a realização da abordagem por equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) nas ruas.