TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Sintsem de Limoeiro do Norte solta nota repudiando "inverdades divulgadas" e critica imprensa

02 de maio de 2019 às 10:21

undefined

 

O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Limoeiro do Norte (Sintsem) divulgou uma nota de esclarecimento na manhã desta quinta-feira (2) em tom de desabafo. A nota repudia o desprestrígio que a classe de professores tem tido e critica a imprensa limoeirense por usar "mecanismos" para ludibriar a opinião popular "invertendo papéis" e divulgando "inverdades" de forma "covarde". 

A nota também faz um apelo aos pais de alunos e a sociedade para valorizar e compreender a luta dos professores. Confira na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Inicialmente gostariamos de levar a toda sociedade Limoeirense, ao Sistema de Educação em geral e principalmente aos pais de alunos “que logicamente são nossos parceiros no ato de educar”, nossa mensagem aproveitando o mês de Maio: em alusão ao trabalhador.

Como trabalhadores da área da Educação, entendemos que há um discurso fácil de todos que enaltecem o valor da Educação e admitem que um bom professor é imprescindível na formação dos educandos, mas, no dia-a-dia não constatamos esta máxima. Ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que eles optem por esta profissão. Isso nos faz compreender cada vez mais que o trabalho do educador é duro, difícil e necessário, mas não devemos permitir que continuemos sendo desvalorizados, pois apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, a maioria resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho. 

A data é um convite para que todos, pais, alunos e sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos.

Há bem pouco tempo fomos surpreendidos com uma nota difamatória, ultrajante e sem nenhum fundo de verdade. Trata-se da “Feira de Ciências” que há anos vinha acontecendo mas que ultimamente já não vem condizendo com a proposta pedagógica que tão pouco faz alusão aos trabalhos científicos mas que suga do professor todas as suas energias num trabalho exaustivo e de custo financeiro que muitas vezes a escola não dispõe de recursos para bancar. Mesmo assim aproveitamos o ensejo para informar aos senhores pais e a todos que só conhecem uma versão dos fatos que, o trabalho científico e de pesquisa referente aos conteúdos trabalhados na sala de aula na disciplina de Ciências terá com certeza sua continuidade com o apoio e a dedicação dos professores que darão a devida atenção, zelando não só pela exibição em praça pública, mas pela aprendizagem dos nossos educandos, ministrando os dias letivos e horas-aula estabelecidos no nosso Calendário Escolar como determina a Art. 13 da Lei que usaram indevidamente para denegrir a conduta da categoria. Temos como característica a maturidade que adquirimos anos a fio lidando com vidas que jamais serão perfeitas, contudo portando a bandeira do seu aperfeiçoamento.

Como em toda ação humana temos os prós e os contras; entretanto convivemos com a contradição de sermos importantes e imprescindíveis, no entanto desvalorizados. Nesta lida nos deparamos ainda com a insensibilidade dos que subestimam nossa capacidade de múltiplas funcionalidades com prevalência na incompreensão e no desvalor aos quais somos submetidos cotidianamente. Falta-nos reconhecimento e sobram cobranças. Faltam-nos direitos e sobram deveres. Mesmo assim em meio a toda essa celeuma forjada por quem devia nos proteger, defender e valorizar, nos alenta o fato de que nada vai abalar nossa integridade nem tampouco desestabilizar um Sindicato que luta pelos nossos direitos. É perceptível os mecanismos usados até mesmo pela imprensa local que na tentativa (covarde) de se locupletar, inverte papéis e confundir a opinião pública sem no mínimo conhecer um Artigo sequer da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e nem mesmo os Projetos Pedagógicos e Regimentos das nossas Escolas.

Enfim... Alguém já observou as horas-extras que são trabalhadas por nós, muitas vezes num terceiro expediente expondo trabalhos com nossos alunos e, participando de outras atividades atendendo chamamento do Órgão no qual estamos vinculados? Não? Então evitem sair por aí divulgando inverdades, uma vez que, segundo o dito popular: “mentiras tem pernas curtas”.

Por fim deixamos aqui se necessário for, nossos pedidos a todos a quem essa mensagem alcançar:

- de desculpas pelo desabafo;

- de apoio na defesa da nossa causa;

- e de compreensão principal dos pais para conosco, porque certamente é do conhecimento de todos que não há como ser profissional competente em nossa área nos dias de hoje sem a disposição do aprendiz para aprender e o apoio dos pais para formalizar essa compreensão.

“A Feira de Ciências” acontecerá sim: restrita aos trabalhos em sala de aula com metodologias mais interacionistas, otimizando tempo e mais clareza entre conteúdos e práticas.

Limoeiro do Norte, 02 de maio de 2019 – SINTSEM.