TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Seis cidades no Vale do Jaguaribe possuem apenas um médico

Os profissionais da medicina argumentaram que, além dos baixos salários, a estrutura de trabalho é precária.

04 de setembro de 2015 às 09:03

Visão área da cidade de Jaguaribara no Ceará

Município de Jaguaribara, uma das cidades que possuem apenas um médico

Encontrar um médico em algumas cidades do interior tem sido uma tarefa difícil para muitos, isto porque, em 27 municípios cearenses, existe apenas um profissional registrado no Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (Cremec). A entidade ressalta, entretanto, que alguns casos isolados, profissionais residem em outras cidades e se deslocam para realizar atendimento em municípios vizinhos.

No Vale do Jaguaribe, seis municípios possuem apenas um médico, são eles: Alto Santo, Ererê, Ibicuitinga, Jaguaretama, Jaguaribara e Potiretama.

A má distribuição de médicos entre as pequenas cidades têm sido um desafio. O maior obstáculo são as condições de trabalho nestes locais. Com falta de infraestrutura, os médicos sentem inseguros e, por conta disso, optam por cidades “com maior porte”, conforme ponderou a médica Luana Barbosa, recém-formada.

Em relação aos médicos, “além da baixa remuneração, se comparada aos grandes centros, falta material como instrumentos básicos para avaliação inicial do paciente, medicamentos essenciais para controle de comorbidadesusuais, com hipertensão e diabetes, dentre outras carências. Em sumo, a estrutura é muito precária e acabamos buscando condições melhores de trabalho” explica.

Confira a lista de todas as cidades e distritos que possuem apenas um médico:

Com informações do Diário do Nordeste


Diário do Nordeste