TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Seis CEO’s do Ceará entre os 15 mais bem avaliados do país

14 de junho de 2015 às 22:19

Delci CEO’s - centros de especialidades odontológicas.

Foto: retirada do site Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Limoeiro do Norte

O Ceará é o estado com o maior número de Centros de Especialidades Odontológicas (CEO’s) do tipo 3 certificados com “desempenho muito acima da média” no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ-CEO), do Ministério da Saúde.

Com a certificação, os CEO’s regionais em Acaraú, Baturité, Brejo Santo, Russas, Sobral e Ubajara passam a receber integralmente o incentivo de R$ 19.250,00 mensais, referentes ao PMAQ-CEO.

Outros seis CEOs regionais em Camocim, Caucaia, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte e São Gonçalo do Amarante foram certificados com “desempenho acima da média” e passam a receber 60% do incentivo, o equivalente a R$ 11.550,00. Ao todo, foram certificados no Ceará 72 CEO’s, sendo 17 regionais e 55 municipais, de um total de 76 com adesão ao PMAQ-CEO.

O incentivo do PMAQ-CEO faz parte do pacote de repasses do Ministério da Saúde para custeio dos Centros de Especialidades Odontológicas. O objetivo do programa, entre outros, é estimular a efetiva mudança do modelo de atenção em saúde bucal e a orientação dos serviços em função das necessidades e da satisfação dos usuários. O PMAQ-CEO avalia o desempenho dos CEOs e repassa mais recursos para os serviços que cumprem os padrões de qualidade pactuados.

O coordenador de Políticas de Atenção à Saúde, Ivan Rodrigues Junior, avalia a certificação dos CEO’s regionais do Ceará.

“Entendamos que a avaliação é para saber se há ou não qualidade nos serviços ofertados para a nossa população. Então dentre várias especialidades como ortodontia, cirurgia oral menor, endodontia, periodontia dentre outras, nós tivemos uma avaliação externa justamente apresentando uma qualidade acima da média”, ressalta Ivan.

“De todos os CEO’s avaliados no país, que são quase mil centros de especialidades odontológicas, nós tivemos somente 15 nessa condição de acima da média, sendo que seis estão localizados aqui no Estado do Ceará”, complementa Ivan.


Tópicos:

CEO’s, saúde bucal, especialidades odontológicas, Ivan Rodrigues Junior, Limoeiro do Norte