TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Secretaria de Desenvolvimento Agrário leva investimentos para assentados de Limoeiro do Norte

28 de julho de 2015 às 16:00

Mais um projeto financiado através do Crédito Fundiário via Fedaf, a Fazenda Cajueiro mantém atualmente uma produção de banana. O investimento inicial foi de R$64mil

A Fazenda Cajueiro, zona rural do Limoeiro do Norte, município da região da Vale Jaguaribe cearense, conta agora com a instalação de 12 casas, que fazem parte do Fedaf (Fundo Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar) com recursos do Fecop (Fundo Estadual de Combate à Pobreza), abrigando 10 famílias e cerca de 60 pessoas. Um investimento de mais de R$ 500 mil.

Adquirida em novembro de 2009, através da Associação dos Pequenos Produtores Rurais (AAPPR), a Fazenda Cajueiro, no município de Limoeiro do Norte, tem uma área de 132,189 hectares, faz parte do financiamento no amparo do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).

O programa é uma política permanente do Governo Federal em parceria com os governos estaduais e a coordenação no estado da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA). A área é mantida com a produção de frutas e côco sendo o carro chefe a produção de banana.

O local foi visitado nesta última sexta-feira (24) pelo secretário de Desenvolvimento Agrário (SDA) Dedé Teixeira, assessores e o coordenador de Crédito Rural e Políticas Afins da SDA José Arimatéa Gonçalves, que se reuniram com representantes da Associação de Pequenos Produtores Rurais, onde foi entregue documento ao secretário visando o apoio para melhorias da infraestrutura do local e o aperfeiçoamento do processo produtivo.

Água

Entre as principais reivindicações entregues ao secretário Dedé Teixeira, está a instalação de seis cisternas e dois poços profundos, além da viabilização da venda dos produtos do assentamento dentro da Ceasa.

“Esse escoamento é muito importante para nós, pois nos garante não só a venda dos produtos mas, também, a divulgação do nosso trabalho e quem sabe a ampliação do mercado para os produtores locais”, explicou.

Integrante do conselho gestor da Ceasa, o secretário Dedé Teixeira se comprometeu a viabilizar a proposta dos produtores do assentamento e melhorar a infraestrutura local. “Queremos replicar essa experiência em outras áreas do Vale do Jaguaribe, porque vemos que isso mudou a realidade dessas pessoas, que eram na maioria funcionários de empresas de alimentos e tornaram-se donas da própria terra, produzem e comercializam alimentos de qualidade e querem um crescimento na participação na Ceasa e outros centros produtivos”, explicou Dedé.

Com informações do Governo do Estado.


Governo do Estado