TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Sebrae realiza X Festival do Queijo Coalho em Jaguaribe

04 de dezembro de 2015 às 09:13

Queijo com fatia cortada

O Sebrae Ceará, em parceria com a Prefeitura Municipal de Jaguaribe, Sala do Empreendedor e Queijaribe, realiza nestas quinta e sexta-feira, dias 3 e 4 de dezembro, o X Festival do Queijo Coalho de Jaguaribe. O Festival tem como objetivo organizar, desenvolver e fortalecer as estruturas de apoio à cadeia produtiva de leite e queijo no municípi, buscando coordenar ações e projetos, articular esforços, otimizar recursos e integrar competências para viabilizar econômica e tecnologicamente a atividade, tornando-a competitiva e sustentável.

Produto tipicamente nordestino, o queijo coalho dá identidade cultural e gastronômica à Região. No Ceará, o produto está entre as iguarias típicas da culinária local, podendo ser consumido fresco, assado ou como ingrediente em diversos pratos regionais. Com o seu processo de fabricação baseado na coagulação do leite e na prensagem da massa, numa forma simples de produção, a indústria do queijo artesanal no Ceará tem destaque no agronegócio local.

Só na Região do Jaguaribe existem, aproximadamente, 400 produtores de queijo coalho. Por isso, o município sedia, há dez anos, o festival que funciona como um espaço de promoção, divulgação e comercialização do produto.

Além do Concurso do Melhor Queijo Coalho Regional, durante o evento acontecerão desfile de moda em renda de Filé, palestras técnicas e exposição de produtos, além da participação da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jaguaribe, com 34 estandes com produtos de diversos segmentos do Comércio, oferecendo descontos e promoções para a população.

Realizado em frente ao Parque de Exposições da cidade, o evento será aberto oficialmente às 19h30min do dia 03/12 e, durante os dois dias, receberá palestras com temas como “Tenho lucro produzindo leite”, “Tecnologia do Cultivo Intensivo da palma”, “Mineralização do rebanho leiteiro”, “Valor nutritivo do leite e do queijo em relação à saúde” e “Recentes descobertas sobre queijos artesanais no mundo”. O X Festival do Queijo Coalho do Jaguaribe será encerrado na noite da sexta-feira, com a divulgação dos vencedores e premiação do concurso que vai escolher o produtor do melhor queijo coalho da região.

Programação:

03 de Dezembro de 2015 - Quinta-feira

Hora Evento
18:00h Exposição de Produtos
19:30h Solenidade de Abertura do X Festival do Queijo Coalho
20:30h Início do X Concurso de Queijo Coalho Regional
20:30h Desfile de Moda em Renda de Filé e Animação com Música ao Vivo

04 de Dezembro de 2015 - Sexta-feira

Manhã

Hora Evento
08:00h Credenciamento
09:00h Palestra: Tenha Lucro Produzindo Leite
Palestrante: Thiago Palmeira da Costa
10:30h Palestra: Tecnologia do Cultivo Intensivo da Palma
Palestrante: Paulo Suassuna
12:30h Almoço

Tarde

Hora Evento
14:00h Palestra: Mineralização do Rebanho Leiteiro
Palestrante: Medico Veterinário PhD Euler Franco Rabelo
14:30h Palestra: Valor Nutritivo do Leite e do Queijo e sua relação com a saúde
Palestrante: Professor Dr Antônio de Pádua Valença da Silva – UECE
18:00h Palestra: Recentes Descobertas sobre os Queijos Artesanais no Mundo
Palestrante: Professor Dr José Fernando Mourão Cavalcante – UECE

Noite

Hora Evento
18:00h Exposição de Produtos
20:00h Desfile de Moda
22:00h Divulgação, Premiação do X Concurso do Queijo Coalho Regional
Encerramento do X Festival do Queijo de Jaguaribe