TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

SAAE Limoeiro alerta população para não jogar água das chuvas na rede de esgoto

20 de março de 2019 às 10:03

undefined

 

A Autarquia municipal de distribuição de água e esgoto do município de Limoeiro do Norte, foi criada oficialmente através da Lei nº 053/65, com o objetivo principal de fornecer água para consumo humano aos limoeirenses, além de cuidar do sistema de esgotamento sanitário desde a coleta, tratamento e destino final. Ao longo dos seus 50 anos de existência, o SAAE Limoeiro foi crescendo e ampliando, à medida do possível, tanto a rede de distribuição de água como a de esgotamento sanitário.

O sistema de esgotamento de Limoeiro do Norte é composto por 03 estações elevatórias de esgoto, e 04 lagoas, sendo 02 facultativas e 02 de manutenção. A rede coletora de esgoto, em sua maior parte possui 01 diâmetro de tubulação, equivalente a 150 milímetros, essa rede tem a função de receber o efluente das residências, comércio etc., além de conduzir até as estações onde daí o efluente será encaminhado até as lagoas para o tratamento. O esgotamento sanitário é projetado para conduzir e tratar os efluentes gerados, porém é comum na estação chuvosa que a população lance no sistema de esgoto, as águas das chuvas a fim de que possa muitas vezes impedir que essas águas invadem suas residências, porém devido a essa ação gera-se um problema ainda maior o sistema fica sobrecarregado, devido a isso em vários pontos da cidade o esgoto transborda nos PVC’S. 

Em algumas residências abaixo do nível do calçamento, acontece transbordamento de efluente nos ralos e sanitários. O despejo de água de chuvas no esgotamento não só causa os transtornos citados, como também causa obstruções nas redes devido areia e lixo que seguem junto com as águas das chuvas, entopem motores de bomba impedindo seu funcionamento, levando até a queima dessas bombas devido enorme volume de água no sistema projetado somente para efluentes, sendo assim, o sistema levará o dobro de tempo ou mais para se restabelecer isso, se não voltar a chover em poucos dias, porque com chuvas constantes o sistema fica sempre funcionando além do que pode suportar. 

É importante que a população tome conhecimento dessa problemática e comece a entender que o sistema de esgotamento é muito diferente de drenagem, o esgoto não foi feito para receber o que seria função da drenagem, que ela possa perceber que problemas e transtornos que seus amigos vizinhos e família estejam passando, pode ser culpa da ação do sistema de esgotamento dele.

Segundo dados do SAAE, o município de Limoeiro do Norte, possui atualmente:

6.417 - Imóveis com rede de esgoto
20.310 - Imóveis com água, sem rede de esgoto
24.809 - Imóveis com hidrômetros
336 - Imóveis sem hidrômetros


Com informações do SAAE de Limoeiro do Norte