TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

SAAE de Limoeiro do Norte completa 51 anos com muita festa e exposição

Autarquia valoriza o passado, trabalha o presente e prepara o futuro.

14 de maio de 2016 às 22:02

undefined

(Foto: Agência TVJ1)

Criado oficialmente em 1965, através da Lei nº 053/65, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Limoeiro do Norte está completando os seus 51 anos de existência, valorizando sua história, trabalhando o presente e planejando o saneamento da cidade para o futuro.

undefined

(Foto: Agência TVJ1)

Visando a valorização de sua história foi aí que o atual Superintendente, Garcia Lima, resolveu criar um museu com vários objetos usados pela autarquia ao longo do tempo, que vão desde máquinas de escrever, até livros de registro, avisos antigos, entre outras coisas.

undefined

Garcia Lima, superintendente do SAAE Limoeiro do Norte (Foto: Agência TVJ1)

Garcia Lima nos conta que era um desejo antigo criar esse museu onde conta um pouco da história da autarquia. O superintendente ressalta ainda os avanços que o SAAE vem obtendo se tornando referência para todo o Brasil quanto a questão de gestão e projetos.

undefined

Ronaldo Nunes, superintendente do SAAE Jaguaribe (Foto: Agência TVJ1)

Ronaldo Nunes, diretor do SAAE de Jaguaribe, parceiro de Garcia Lima, também esteve presente na solenidade, prestigiando o bom trabalho do colega à frente da autarquia.

Avanços

Com a política de levar água às comunidades mais distantes de Limoeiro do Norte o SAAE tem crescido com responsabilidade. Atualmente são assistidas pelo SAAE com pequenas redes de Água tratada, mais de 20 localidades: São Raimundo, Canafístula, Arraial, Danças, Espinho, Setores Irrigados NH-3, NH-4, NH-5, NH-6, Setor "S", Congo, Ingarana, Sapé, Tomé, Cabeça de Santa Cruz, Carbomil, Santa Maria, Santa Fé, Maria Dias, Bixopá e tantas outras. O bairro Antônio Holanda (Cidade Alta) que tinha um sistema independente, hoje recebe água tratada diretamente da ETA através de adutora até o reservatório construído para esse fim.

undefined

Além disso, se sobressaindo diante da crise, o SAAE tem implantado novas tecnologias de captação de água para suprir a rede de abastecimento, como é o caso do flutuante (balsa confeccionada em fibra para captar água através de bombeamento) instalado na Barragem das Pedrinhas. O Projeto SANE, elaborado em parceria com o SAAE de Indaiatuba-SP, atualmente é referência em todo Brasil, sendo copiado por diversas outras autarquias, como por exemplo o SAAE de Jaguaribe. O projeto visa conscientizar a população através de campanha nas escolas que irão educar as crianças sobre a necessidade de economizar água e usá-la de modo correto. 

O SAAE de Limoeiro agora conta com um programa (software) dos mais modernos em que se pode ter uma visão geográfica detalhada da área urbana do município, incluindo também, as comunidades rurais onde tem investimentos em tubulação de água ou esgoto administrado pela autarquia municipal.

A Plataforma digital adquirida é semelhante ao famoso Google Maps, onde se pode ter uma visão de satélite de qualquer lugar, porém, no caso do SAAE, a plataforma apresenta detalhes como toda a rede de tubulação enterrada pela autarquia, seja de água ou esgoto, curvas de neveis, relevo do terreno, espaçamento e material definindo os tipos e dimensões dos tubos usados de todos os setores do sistema em uso.

Números

undefined

Atualmente o SAAE conta um total de 24.139 usuários (ligações tarifadas ligadas), representando 82,06%, deste total são 4.723 (19,36%) imóveis ligados à rede esgoto.


Curta nossa página no Facebook