TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Quixeramobim e Boa Viagem próximos de colapso hídrico

18 de setembro de 2015 às 15:30

Quixeramobim. Mais dois açudes públicos deverão secar nos próximos dias no Interior do Ceará. Conforme dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), atualmente o Forquilha II, em Tauá, O Pirabibú, em Quixeramobim, o São José I, em Boa Viagem e o Umarí, em Madalena, estão com cota zerada. O Jatobá, em Milhã, e o Fogareiro, em Quixeramobim, estão tecnicamente (na prática) secos, mas ainda não constam como tal. O Açude Quixeramobim, também situado nessa cidade homônima, e o Vieirão, em Boa Viagem, já estão em situação de pré-colapso. Serão os próximos a serem inseridos na lista dos "sem água".

Segundo a Cogerh, o Açude Quixeramobim está atualmente com 0,72% do seu volume. O reservatório tem capacidade para 54 milhões de m³. A estimativa era de o açude atingir a sua cota zero no início da segunda quinzena de agosto. Mas, com a realização das manobras efetuadas pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), o açude ainda respira e abastece cerca de 50 mil consumidores.

Entretanto, o coordenador técnico-administrativo do SAAE de Quixeramobim, Paulo Roberto Paulino, avalia que o corte na captação hídrica pode ocorrer a qualquer momento. Resta pouco mais de meio metro de lâmina de água na parte mais funda do açude. Ele faz comparação ao período onde a cidade recebia água do Fogareiro, em volume morto há mais de seis meses.

Com o suporte do maior açude do Município, a área urbana recebia 160 litros por segundo, o equivalente a 13,8 milhões de m³ por dia. Hoje, a cota disponível é de 50 l/s. São 4,3 milhões de m³ diários.

Para tentar manter esse volume de abastecimento, mínimo, o SAAE está recorrendo até à perfuração de poços amazonas, uma espécie de cacimbão, no solo da barragem do Açude Quixeramobim. Técnicos da Cogerh auxiliam nos trabalhos de prospecção. A cidade já conta com 56 poços profundos. O objetivo é assegurar o abastecimento mínimo em toda a área urbana até a construção da adutora de montagem rápida, com 60 km de extensão, ligando o Açude Pedras Brancas, em Banabuiú, à Estação de Tratamento de Água (ETA) de Quixeramobim. A obra já foi iniciada, mas só deverá estar concluída no próximo ano.

Racionamento

Por esse motivo o SAAE, alerta os moradores para a necessidade do racionamento de água. Apesar da realização de manobras e inclusão dos poços na rede de distribuição, não serão suficientes para atenderem todos os bairros. Os bairros situados nas áreas mais baixas da cidade não estão racionando água, mesmo com a distribuição ocorrendo somente atéàs 14 horas.

Como a água é distribuída por gravidade, quem mora nas áreas mais elevadas não está vendo a água chegar às torneiras. "Eles parecem não entenderem que a nossa cota está esgotada", acrescentou Paulo Paulino.

Na cidade de Boa Viagem, onde há concentração de mais de 30 mil habitantes na área urbana, o Açude Vieirão estápraticamente seco. O último levantamento da Cogerh apontava 4 milhões de m³. Segundo a diretora do SAAE municipal, Regina Almeida, considerado o consumo mínimo diário de 80 litros por pessoa, o órgão precisa disponibilizar mais da metade desse volume por dia. O reservatório já devia estar esgotado há três meses. Mas como os consumidores estão sofrendo na própria carne, com abastecimento de 24 horas a cada 72, o bombeamento continua ocorrendo.

Boa Viagem

Depois de Quixeramobim, Boa Viagem é a cidade do Interior do Ceará com o maior número de poços. Seriam 72 disponíveis à população, mas 25 deles não apresentaram nenhuma vazão. Para agravar ainda mais a situação, 30% dos disponíveis apresentaram vazão muito baixa. Não passam de mil litros por segundo. O solo da região é muito cristalino. A cidade jáenfrenta racionamento desde 2012, quando o abastecimento começou a ser cortado a cada 24 horas. No ano passado, o corte aumentou para dois dias a cada dia de fornecimento.

Pelas estimativas de Regina Almeida, há mais de 20 anos atuando no SAAE de Boa Viagem, apesar de todo o esforço, inclusive da utilização da área de aluviões do Vieirão, o esgotamento total deverá ocorrer no máximo em 20 dias. Por esse motivo, chafarizes já foram instalados em vários bairros.

Distância

A água deverá chegar através de carros-pipa. Técnicos da Defesa Civil Estadual haviam informado que a captação seráfeita na Estação de Tratamento de Água de Caucaia. São quase 200 quilômetros de distância rodoviária.

Conforme o último boletim emitido pela Cogerh, o volume atual dos 153 açudes públicos monitorados pela Companhia é3,10 bilhões de m³, equivalendo a 16,60% da capacidade hídrica total de 18,79 bilhões de m³.

A Bacia do Litoral ainda é a que apresenta o maior aporte hídrico do Estado do Ceará com 41,55%. A Bacia do Alto Jaguaribe, onde está situado o Açude Castanhão, vem logo em seguida, com 32,86%; Coreaú com 30,39%; Metropolitanas, 32,03%; Serra da Ibiapaba, com 23,49%; Salgado, 19,50%; Médio Jaguaribe; 14,83%; Acaraú 11,72%; Banabuiú, 4,36%; Curu, 3,94%; Sertões de Crateús, 2,36% e Baixo Jaguaribe, com apenas 0,87%.

Diário do Nordeste