TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Primeira-dama reúne prefeitos para firmar parcerias do programa Mais Infância Ceará

09 de dezembro de 2015 às 16:51

Brinquedos para crianças em praça

A primeira-dama do Estado, Onélia Maria Leite de Santana, reúne na próxima quinta-feira e na sexta-feira, 10 e 11 de dezembro, gestores de 62 municípios do interior cearense para apresentação dos critérios de seleção das cidades que desejam concorrer à instalação de Brinquedopraças e Praças Mais Infância. Parte do programa Mais Infância Ceará, idealizado por Onélia Leite, os projetos e as maquetes serão expostos às 14 horas, no auditório da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), pelo titular da Pasta, Josbertini Clementino.

Inicialmente, já no primeiro semestre de 2016, serão contemplados 35 dos 47 municípios que se habilitarem para a instalação das Brinquedopraças e cinco das 15 cidades que se dispuserem a implantar, em parceria com o Governo do Estado, as Praças Mais infância. O objetivo é proporcionar às crianças espaços lúdicos que as permitam desenvolver capacidades físicas, psicológicas e cognitivas, por meio do ato de brincar, além de promover maior convívio familiar e social.

Lazer que educa

As Brinquedopraças dispõem de um playground com área de 200 m², urbanizadas e com acessibilidade e paisagismo, enquanto as Praças Mais Infância dispõem de área de 2.500 m², com espaços interativos compostos por praça de acolhida, playground, academia da terceira idade, pergolado, bloco de apoio (administração, almoxarifado, fraldário, banheiro masculino e feminino) e quadra poliesportiva. Contam ainda, com mobiliário urbano, iluminação, piso tátil e paisagismo.

Além da implantação das Praças Mais infância e Brinquedopraças, o Governo do Estado irá instalar 50 Brinquedocreches, totalizando 91 cidades beneficiadas com ações do Programa Mais Infância em 2016. Na instalação dos novos equipamentos sociais de lazer serão investidos R$ 15 milhões pelo Governo do Estado em 2016.

Os prefeitos têm até o dia 28 próximo para manifestarem interesse na instalação dos novos espaços de lazer infantil e convivência social. Para instalação dos novos equipamentos, as prefeituras devem apresentar três opções de praças públicas em boas condições, para avaliação de técnicos da STDS e do Departamento Estadual de Arquitetura e Engenharia (DAE).

Municípios

Selecionados com base na avaliação do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) comparecerão à reunião desta quinta-feira, 10, para apresentação das Brinquedopraças, os municípios de Morrinhos, Irauçuba, Coreaú, Araripe, Assaré, Santana do Acaraú, Mombaça, Ipu, Ocara, Ibiapina, Ipueiras, Jucás, Itatira, Guaraciaba do Norte, Lavras da Mangabeira, Brejo Santo, Independência, Missão Velha, Caririaçu, Cruz, Milagres, Tamboril, Redenção, Ubajara, Jaguaribe, Campos Sales, Marco, Jaguaruana, Massapê, Guaiuba, Paraipaba, Baturité, Bela Cruz, Várzea Alegre, Pentecoste, Nova Russas, Cedro, Jardim, Aurora, Novo Oriente, Aracoiaba, Itaitinga, Paracuru, Pedra Branca, Senador Pompeu, Tabuleiro do Norte e Parambu.

Já na sexta-feira, 11 de dezembro, participam da reunião sobre as Praças Mais Infância gestores dos municípios de Viçosa do Ceará, Granja, Amontada, Acaraú, Itarema, Trairi, Icó, Acopiara, Boa Viagem, São Benedito, Crateús, Tianguá, Santa Quitéria, Canindé e Itapajé.