TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Previsão parcial da Funceme indica poucas chuvas no Ceará em 2016

Estudo prévio tem como base fenômeno El Niño, que prejudica chuvas.Estudo com base em fenômenos do Atlântico serão feitos em 2016.

07 de outubro de 2015 às 08:54

Foto de paisagem com chão rachado e pouca vegetação seca

A probabilidade de ocorrer um grande volume de chuva em 2016 no Ceará continua baixa, segundo previsão parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A previsão tem como base o fenômeno El Niño, que ainda não reduziu e prejudica a formação de nuvens que trazem chuva a uma parte do Nordeste brasileiro.

Os principais agentes formadores da quadra chuvosa no Ceará, fenômenos oceânicos do Atlântico, no entanto, só podem ser analisados com mais precisão em 2016. Caso o prognóstico parcial da Funceme se confirme, o Ceará entrará no quinto ano seguido de poucas chuvas.

Por conta da estiagem, mais 37 dos 184 municípios cearenses foram incluídos na lista dos atendidos pela "Operação Carro-Pipa", da 10ª Região Militar. Com os novos municípios, o Exército (Defesa Civil Nacional) passa dos atuais 109 para 146 cidades do Ceará que contam com o carro-pipa para levar água para atender às necessidades básicas dos moradores da zona rural. As áreas urbanas são atendidas pelos carros coordenados pela Defesa Civil Estadual.

Vinte e oito municípios cearenses afetados pela seca tiveram situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal. De acordo com o Ministério da Integração Nacional, após o reconhecimento de situação de emergência, o município pode pedir ajuda para as ações de resposta, voltadas para socorro, assistência e estabelecimento de serviços essenciais, e assim solicitar recursos para as ações de reconstrução das áreas atingidas pelos desastres.

Para pedir os recursos, é preciso mandar um plano detalhado indicando qual é a necessidade para o repasse de verbas que é feito por meio do Cartão de Pagamento de Defesa Civil.

G1 CE


G1 CE