TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Pesquisa da UFC pode diminuir perda de água no Ceará

13 de junho de 2018 às 14:55

undefined

 

A perda de água é um problema recorrente no Ceará e chega a mais de 40%. O desperdício é provocado, na maioria das vezes, por ligações clandestinas ou vazamentos no sistema de distribuição. Pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Telecomunicações sem Fio (GTEL), da Universidade Federal do Ceará (UFC), desenvolveram uma alternativa que pode otimizar a solução do problema: mini sensores.

Os sensores atuariam quando instalados nas tubulações de abastecimento, transmitindo informações sobre o volume e qualidade da água e indica o que pode ter ocorrido no trajeto do recurso hídrico. Se depositados em diferentes pontos do sistema de abastecimento, também permitiriam descobrir em que momento do percurso houve vazamento. O sistema facilitaria, por exemplo, o trabalho de manutenção feito pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE).

O Instituto Real de Tecnologia (KTH), de Estocolmo, na Suécia, desenvolve o projeto em parceria com o GTEL, no Departamento de Engenharia de Teleinformática da UFC. O KTH é responsável pela produção do hardware dos sensores e o grupo cearense está encarregado de desenvolver as ferramentas de software que otimizam a transmissão das informações dos sensores e o tratamento dos dados.


Diário do Nordeste