TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Pecém impressiona CEO do porto de Roterdã

14 de setembro de 2017 às 09:17 - Atualizado em 14/09/2017 09:18

undefined

 

O CEO do Porto de Roterdã, Allard Castelein, acompanhado do governador Camilo Santana, visitou ontem, o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) pela primeira vez desde a assinatura do Memorando de Entendimento com o Governo do Ceará, em março. “Foi uma grande oportunidade ver de perto a estrutura do porto. Gostaria de confirmar que fiquei impressionado com o que vi. Os dois times têm tido grande colaboração e estou muito otimista (para a concretização da parceria)”, citou o CEO do porto holandês, um dos principais equipamentos em movimentação de cargas do mundo e o maior da Europa.

Sobre a visita dos executivos do Porto de Roterdã, o governador Camilo Santana observou que os holandeses elogiaram o alto nível do equipamento construído no Pecém e que espera, em breve, selar a parceria para trazer mais desenvolvimento econômico ao Estado. “Ele (Castelein) ficou encantado com a estrutura e os investimentos que têm sido feitos para o crescimento do Porto do Pecém. Viemos aqui para discutir a parceria com Roterdã, um dos mais importantes portos do mundo. O objetivo é trazer desenvolvimento, oportunidade de emprego e crescimento para o Ceará. É um importante passo que estamos dando com os holandeses”, afirmou o governador.

A visitação teve início por volta das 9h30 com sobrevoo de helicóptero por toda a área ocupada do complexo, passando pela Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). Depois, Camilo Santana guiou a comitiva pelo cotidiano de operação da Cearáportos. À tarde, os holandeses participaram de uma reunião de trabalho no Palácio da Abolição.

Investimentos

Durante a conversa com os holandeses, o governador destacou os números positivos apresentados pela CSP, que hoje gera cerca de 18 mil empregos, diretos e indiretos, no Ceará, e que já exportou mais de 2,5 bilhões de toneladas de aço para mais de 14 países da Europa, Ásia e Estados Unidos. Camilo Santana comentou, ainda, sobre os resultados positivos do PIB cearense e a capacidade de investimento do Estado. “Somos o Estado que mais investe no País e temos como estratégia de crescimento três grandes projetos: os centros de conexões aéreas, marítimas e de internet. Acreditamos que a parceria com Roterdã trará muitos frutos para o Ceará”, afirmou.

A programação na Região Metropolitana de Fortaleza também contou com a presença do diretor internacional do Porto de Roterdã, René Van de Plas, do líder do Projeto da Diretoria Internacional do Porto de Roterdã, Marc Everstse. Além deles, estiveram presentes o presidente da Cearáportos, Danilo Serpa, e os secretários do Desenvolvimento Econômico, César Ribeiro; e do Planejamento e Gestão, Maia Júnior.

Infraestrutura

undefined


O governador aproveitou a viagem à região portuária para também visitar as obras de infraestrutura do Governo do Ceará em andamento no Pecém. Camilo Santana caminhou pelas construções da nova ponte do porto e da duplicação da CE-155, que contemplará o trecho da BR-222 até a entrada do CIPP, facilitando o transporte de cargas por meio das rodovias.