TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Parque solar localizado em Quixeré já está interligado

22 de fevereiro de 2019 às 09:14

undefined

 

A Scatec Solar, que mantém sociedade com a Equinor e Apodi Par, comunicou, ontem, que já está conectado ao sistema nacional de transmissão e acaba de entrar em operação comercial o complexo ApodiSolar. O empreendimento tem capacidade de gerar 162 megawatts (MW) e está localizado em Quixeré, no Vale do Jaguaribe, a 218 quilômetros de Fortaleza. Na região, o sol brilha forte praticamente o ano inteiro, fazendo com que a produtividade do novo parque solar atinja volumes recorde.

“Concluímos com sucesso nossa primeira operação de energia solar no Brasil e, mais uma vez, confirmamos nossa vocação como produtor independente de energia solar. Vemos isso como um passo importante para crescermos não apenas aqui, mas em outros países da América Latina”, diz Raymond Carlsen, CEO da Scatec Solar Ele antecipou ainda que, nesse sentido, a empresa deverá começar, em breve, a construção de um outro parque solar com capacidade de 117 MW, na Argentina, também em parceria com a Equinor.

Expansão

Na mesma linha de pensamento, Pål Eitrheim, diretor de Soluções em Novas Energias da Equinor, destaca que a conclusão da Apodi Solar é o primeiro passo da empresa na indústria de energia solar e um marco importante para a companhia. “Com o complexo em operação e com o excelente trabalho em colaboração com a Scatec Solar, estamos acrescentando ao nosso portfólio o lucrativo mercado de energia solar e uma área chave no Brasil para nossa operação”, afirmou. Segundo ele, o complexo faz parte da estratégia da multinacional em se tornar uma empresa abrangente no setor de energias, “transformando recursos naturais em combustível para as pessoas e em progresso para a sociedade”, complementa.

O projeto da ApodiSolar foi arrematado em leilão conduzido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em novembro de 2015. O projeto possui um Contrato de Reserva de Energia, conhecido como PPA (Power Purchase Agreement), válido por 20 anos com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). O empreendimento está instalado em Quixeré e deve gerar cerca de 340 mil MWh por ano, suficientes para atender a mais de 170 mil residências. A energia limpa produzida pelo complexo equivale a uma redução de emissão de cerca de 200 mil toneladas de CO² por ano.

Em outubro de 2017, a Scatec Solar firmou uma joint venture (50/50) com a Equinor para construir, possuir e operar em larga escala parques solares no Brasil. A joint venture ficará responsável pela operação e manutenção, bem como a gestão de ativos do empreendimento. A participação dos sócios no Apodi Solar está distribuída da seguinte forma: Scatec Solar (43,75%), Equinor (43,75%) e a holding Apodi Participações (12,5%), composta pelas empresas brasileiras Z2 Power, Pacto Energia e Kroma Energia, que lidera a holding. A Scatec Solar agora detém 519 MW em parques de energia solar em operação, 895 MW em construção e cerca de 4,5 GW em processo de seleção e avaliação.