TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Pacientes com aids ficam sem parte de remédios de tratamento no Ceará

Distribuição de pelo menos 14 medicamentos é irregular, diz médico. Remédios são distribuídos gratuitamente a pacientes cadastrados.

27 de outubro de 2015 às 15:18

Pacientes com ficha

Foto: reprodução/Globo

Pacientes com o vírus da aids estão sem remédios do tratamento da doença no Ceará. Segundo os pacientes, parte dos medicamentos que compõe o coquetel que reduz o agravamento dos efeitos da doença está em falta nos postos da capital cearense.

"Toda vez que a gente vem, nunca tem. Fica difícil porque a gente não pode comprar, é caro demais", lamenta Camila Barbosa, que tem um familiar com a doença. Camilo recebe atendimento no Hospital São José, que é referência no Ceará no tratamento de doenças infecciosas, especialmente da aids.

A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará informou que o abastecimento do medicamento foi normalizado após a reclamação dos pacientes.

Os pacientes que visitam o São José, além dos medicamentos retrovirais, que retardam os efeitos da doença, deveriam receber a medicação que ameniza os efeitos das chamadas doenças oportunistas, que atacam as pessoas que o sistema imunológico fragilizado por causa da aids.

Os medicamentos são fornecidos gratuitamente a pessoas cadastradas no registro do programa de combate ao HIV. De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Érico Arruda, há pelo menos 14 remédios com distribuição irregular no Ceará.

"São antibióticos, alguns vendidos em farmácia, mas a maioria com dificuldade de se encontrar por ser medicamentos utilizados para uma especificidade de uma doença; e quando encontrados, são caros, de modo que uma população pobre não consegue alcançá-los", diz Érico Arruda.

Ainda segundo médico, dos quatro mil pacientes que fazem o tratamento contra aids no hospital, pelo menos mil estão prejudicados pela falta do remédios, e alguns deles acabam sendo internados.

G1