TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Obra do hospital do Vale do Jaguaribe pode começar este ano

26 de setembro de 2015 às 10:29 - Atualizado em 26/09/2015 11:43

Mesmo com o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim, pronto, aguardando recursos para iniciar seu funcionamento, os planos do Governo são ousados. De acordo com o titular da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Henrique Javi, a partir de um financiamento internacional, o Hospital Regional do Vale do Jaguaribe, em Limoeiro do Norte, poderá ter sua construção iniciada até o fim deste ano.

Equipe da Casa Civil, do DAE do Governo do Estado e BID visitaram local onde será o Hospital Regional do Vale do Jaguaribe.

Equipe da Casa Civil, do DAE do Governo do Estado e BID em visita ao terreno do hospital em julho deste ano.

A data também é assinalada como previsão para funcionamento do HRSC, mas apenas se a adutora também prometida pelo Governo Federal for inaugurada.

“Toda unidade de saúde começa a funcionar com recursos próprios, porque só são habilitadas a receber recursos federais após o funcionamento. A depender do orçamento para a Saúde na União, isso faz com que essa habilitação tenha um delay”, explicou o secretário.

Ainda de acordo com o gestor, os hospitais regionais fazem parte do Programa de Expansão e Melhoria à Atenção Especializada, que tem como objetivo ampliar a assistência no interior do Estado. “Antes, ressonância magnética só era feita no HGF (Hospital Geral de Fortaleza), hoje tem na região Norte, no Cariri, em breve na região Central e, em seguida, no litoral”, detalhou.

Francisco Cavalcante mostrando informações em um papel aLauro Rebouças

O secretário executivo da Casa Civil, Francisco Cavalcante à esquerda juntamente como secretário municipal de obras Lauro Rebouças à direita, em visita ao terreno do hospital.

Questionado sobre as dificuldades financeiras para manter estruturas tão grandes, o secretário ponderou como estariam os contextos dos hospitais terciários hoje na Capital se não fossem esses investimentos. “Talvez o ritmo para dar respostas mais rápidas devesse ser acelerado, e aí entra a questão das condições de investimento”, acrescentou.

A equipe da TVJ1 entrevistou o secretário executivo da Casa Civil, o senhor Francisco Cavalcante, e o mesmo falou do andamento do processo do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe e traz mais algumas informações, confira o áudio:


O Povo Online