TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Nova sede da Justiça Federal é inaugurada em Limoeiro do Norte

13 de maio de 2016 às 17:53 - Atualizado em 13/05/2016 18:26

undefined

(Foto: Agência TVJ1)

Na manhã desta sexta-feira (13) aconteceu uma grande solenidade de inauguração da sede definitiva da Justiça Federal em Limoeiro do Norte. Antigamente a Subseção Judiciária funcionava em um prédio por trás da Igreja Matriz na “Villa Estácio”, agora conta com modernas instalações para melhor atender os cidadãos do Vale do Jaguaribe.

 

undefined

(Foto e montagem: Agência TVJ1)


Varas Federais em Limoeiro do Norte

Primeira do Interior cearense, a Subseção Judiciária de Limoeiro do Norte é composta por duas varas federais, a 15ª e 29ª. A 15ª Vara Federal foi a primeira vara federal interiorizada do Estado do Ceará. 

Sua inauguração se deu no dia 10 de setembro de 2004. 


As duas varas federais escrevem página por página a história da primeira interiorização da Justiça Federal no Ceará, que buscou as águas do Jaguaribe e do Banabuiú e a fertilidade do Apodi, para empreenderem à Justiça e à Paz Social para a “Princesa do Vale”.


undefined

(Foto: Agência TVJ1)


A Subseção de Limoeiro do Norte recebe uma demanda crescente de ações judiciais da população de 21 municípios do Vale do Jaguaribe: Alto Santo, Aracati, Beberibe, Ererê, Fortim, Icapuí, Iracema, Itaiçaba, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Palhano, Pereiro, Potiretama, Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte. São mais de 569 mil cidadãos.


Momentos históricos


A Subseção de Limoeiro do Norte realizou uma Sessão do Tribunal Popular do Júri, a segunda na história da Seção Judiciária do Ceará, em 14 de fevereiro de 2008. A sessão teve como objetivo julgar crime de tentativa de homicídio cometido por policial militar contra policial rodoviário federal. À época, a juíza federal substituta da 15ª vara, em Limoeiro do Norte, Danielle Macedo Peixoto de Carvalho, presidiu a sessão.

Outro momento de grande importância para a Subseção de Limoeiro do Norte foi a realização do maior mutirão de audiências na história da Justiça Federal no Ceará, até então realizado. Foram 1.140 audiências em dez dias, no período de 18 a 29 de outubro de 2010.


Solenidade


Diversas autoridades se fizeram presentes para prestigiar um novo marco na Justiça Federal no Ceará. A solenidade foi conduzida pelo Presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador Rogério de Meneses Fialho Moreira, e pelo diretor do Foro da JFCE, juiz federal Bruno Leonardo Câmara Carrá. 

 

undefined

(Foto: Agência TVJ1)


Além dos vários magistrados, os prefeitos de Russas, Weber Araújo (PRB), e de Quixeré, Raimundo Bessa (PSB), fizeram-se presentes na solenidade. O Procurador de Limoeiro, Abel Ferreira Lopes, representou o prefeito da cidade no evento. A Subseção da OAB de Limoeiro do Norte foi representada por seu presidente, Gleydson Ramon e diversos advogados. Ney Wellington, presidente da CDL Limoeiro do Norte, representou os lojistas do município e os vereadores limoeirenses representando a Câmara Municipal.


Entrevista

undefined

 Desembargador emérito José Maria Lucena (Foto: Agência TVJ1)


Nossa equipe entrevistou o desembargador emérito José Maria Lucena, ilustre limoeirenseque já presidiu o Tribunal Regional Federal da 5ª Região de 1999 a 2001 e foi um dos precursores na conquista da Subseção de Limoeiro do Norte, confira o áudio:


O prédio da nova sede da Justiça Federal em Limoeiro Norte fica na rua Cândido José de Sousa, nº 541, no bairro Socorro, ao lado do Pinheiro Supermercado.

Curta nossa página no facebook