TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Moradores de Russas têm que pagar caro para conseguir água

Com as torneiras secas, o jeito tem sido comprar para atender às necessidades mais básicas do dia a dia

24 de outubro de 2015 às 11:13

Mulher retirando água de sisterna

(Foto: Ellen Freitas)

Russas. Com abastecimento irregular há mais de um mês, moradores da sede deste Município têm elevado os gastos para sanar as necessidades básicas de água, isso porque a fonte de captação da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), no leito do Rio Jaguaribe, baixou e tornou-se insuficiente para o abastecimento. A Companhia informou que o problema deverá ser normalizado gradativamente a partir de hoje.

Á água para os russanos ficou cara, pelo menos na última semana onde todo o centro da cidade reclamou da sua falta. Quem transpõe a passagem molhada sobre o Rio Jaguaribe, na comunidade de Pedro Ribeiro, consegue entender o motivo de tantas reclamações. É que o trecho que era perenizado principalmente pelo ]Rio Banabuiú baixou, a ponto de a captação da Cagece não conseguir água para o abastecimento da cidade. "O rio tá seco, seco. Se não tem água pra levar pra cidade, imagina pra nós que moramos na zona rural", reclamou o agricultor Nelson da Costa, que tem presenciado as reclamações dos moradores da sede do Município.

Para tentar atender à demanda doméstica e de consumo humano, o jeito encontrado pelos moradores foi comprar, o que impactou no bolso. A secretária Consuela de Souza conta que, desde a última quinta-feira (15), começou a faltar água na rua onde mora, no bairro Catumbela, e que já no sábado, a caixa d'água já estava seca.

"Não pensávamos que essa falta fosse demorar e, no sábado, não tínhamos água pra nada. O jeito foi nos socorrermos comprando água e é com ela que estamos fazendo tudo", reclama a secretária.

Ela conta que, nos últimos oito dias, teve que comprar seis galões de água, 20 litros cada, para o consumo dela, do esposo e da filha. "Cada galão custou R$ 4,50, o que já dá R$ 27. É um gasto extra e que, mesmo assim, não atende a toda nossa necessidade", complementa.

Segundo a gerente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Russas (CDL), Maria das Graças dos Santos Teles, o comércio também vem sendo afetado. "Já temos o conhecimento de lojas que estão há dias sem água. Hoje por exemplo, o funcionário de uma loja de construção informou que não há água sequer para lavar as mãos. Outra, que foi ampliada, ainda não realizou a mudança porque não tem água para lavar a nova ala. Infelizmente isso está acontecendo e não sabemos o porquê", afirmou.

Ajuste

Em Nota, a Cagece informou que a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), responsável pela distribuição d água bruta para a Cagece, ajustou a metodologia de abastecimento de Russas para preservar o volume do Castanhão. Acrescentou que essa mudança ocasionou alguns pontos de desabastecimento, citando que o problema não afeta todo o Município. Finalizou informando que a regularização da captação de água bruta deverá ocorrer até hoje e o abastecimento será normalizado gradativamente.

Diário do Nordeste


Diário do Nordeste