TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Medula óssea: Hemoce intensifica cadastro de doadores de medula óssea

18 de dezembro de 2015 às 10:28

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), em parceria com o Hospital Universitário Walter Cantídio, já realizou 254 transplantes de medula óssea, desde 2008, ano em que foi realizado o primeiro no Estado.

Este ano, o Ceará superou a meta de cadastro de doadores de medula óssea. Foram aproximadamente 17 mil pessoas cadastradas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), um sistema criado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), para registrar as informações de possíveis doadores. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 15 mil voluntários, anualmente.

Mas o cadastro de doadores de medula óssea continua e no próximo dia 21 será encerrada a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea.

O chefe da equipe de transplante do Hemoce e Hospital Universitário Walter Cantídio, Fernando Barroso, destaca a importância da mobilização das pessoas para se cadastrarem como doadores de medula óssea.

Fernando Barroso destaca a importância de haver um cadastro atualizado de doadores de medula óssea.

Nágila Lima, coordenadora de captação do Hemoce, explica como e onde é possível fazer o cadastro de doadores de medula óssea.

O cadastro dos doadores de medula óssea pode ser feita em qualquer unidade do Hemoce em Fortaleza ou no interior. Mais informações pelo site www.hemoce.ce.gov.br.