TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Limoeiro está entre os piores municípios do Ceará em transparência, segundo o MPF

Dos 184 municípios do Ceará, Limoeiro do Norte ficou em 176º no quesito transparência

08 de junho de 2016 às 15:32 - Atualizado em 08/06/2016 15:35

undefined
Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte (Foto: Agência TVJ1)

O ranking, idealizado pela Câmara do MPF que atua na área de Combate à Corrupção, concentra-se na clareza das contas públicas como instrumento para fortalecer a participação social no controle das receitas e despesas.

Os resultados foram obtidos a partir da avaliação da transparência passiva e ativa, incluindo itens como divulgação de salários de servidores e servidoras, diárias, cópias de contratos, licitações, empenhos, entre outros.

No Vale do Jaguaribe três municípios figuram entre os piores no quesito transparência, são eles Limoeiro do Norte, Potiretama e Pereiro. Por outro lado, ainda na região Jaguaribana, o município de São João do Jaguaribe obteve nota 10 na avaliação do MPF, ficando assim no topo do ranking de transparência.

Limoeiro do Norte na primeira avaliação realizada em 2015 ficou com nota zero, e após a divulgação deste dado, a Prefeitura Municipal resolveu criar um site para divulgar ações do município e também incluindo o Portal da Transparência. No novo levantamento, o município subiu sua pontuaçõa, de zero para 2,9 ficando assim ainda muito longe do desejado, obtendo um avanço inexpressivo.

undefined
Portal da Transparência do novo site da Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte

Já os municípios de Araripe e Madalena registraram o maior avanço em transparência, comparando os dois levantamentos, ao melhorarem as notas, respectivamente, em 7,4 e 7,1 pontos.

Confira o ranking do Estado do Ceará completo clicando no link.

 

Curta nossa página no facebook